BLOG
Transformação Digital
Inteligência Artificial e o Futuro do Trabalho
Alex
Sócio-Diretor Executivo
O mundo, sobretudo as organizações, estão passando por uma nova revolução industrial, dessa vez, liderada pela tecnologia a partir de processos como a transformação digital e o uso de Inteligência Artificial.
Mais do que o simples ato de integrar novas tecnologias à sua empresa, a Transformação Digital é a profunda mudança de estrutura dentro das organizações, liderada pela tecnologia.
A ampla diversidade de meios tecnológicos como Realidade virtual (VR), Internet das Coisas (IoT), Robótica, etc. desempenham papel crucial no processo de Transformação Digital, mas de fato, a Inteligência Artificial é a grande impulsora desse movimento dentro das organizações.
Provavelmente se você ainda lembra da aula de história sobre a Revolução Industrial, vem à mente o professor explicando sobre o medo das pessoas, na época, de perderem seus empregos para as máquinas.
O que nem imaginavam é que um dia a tecnologia avançaria a ponto de uma máquina chegar muito perto da inteligência humana. E a ideia de que isso é ficção ou um mundo futurista, já não está mais em nossas cabeças faz tempo.
A IA é real e já faz parte, de muitas formas, do nosso dia a dia. Em uma conversa com a Siri ou Alexa, inteligências artificiais da Apple e Amazon, em alguma tecnologia do Google Home ou em um simples Chatbot de um site.
O fato é que, sem dúvidas, Inteligência Artificial tem mudado a maneira como realizamos atividades diárias, nos relacionamos com as marcas e até a forma como tomamos decisões cotidianas.
Mas afinal, o que é a Inteligência Artificial?
Com o objetivo de detectar, aprender e agir por conta própria, a Inteligência Artificial é um conjunto de múltiplas tecnologias que aumentam a capacidade de atividades humanas. Ela é capaz de copiar processos da inteligência humana através de sistemas especializados, programação neuro-linguística (PNL), reconhecimento de fala e visão de máquina.
No entanto, a IA tem uma grande vantagem em detrimento da cognição humana: não precisa descansar para funcionar.
Por isso, de acordo com uma pesquisa da Accenture, até 2035 a IA pode dobrar as taxas de crescimento econômico anuais e aumentar a produtividade do trabalho em até 40%.
E como isso se aplica ao mundo real?
De fato, estamos vivendo uma Transformação Digital e, dessa forma, já é possível detectar inúmeras funções que a IA exerce no mundo corporativo, facilitando a vida e trabalho ao redor do mundo e, também, olhar para algumas projeções em que será indispensável para o futuro das organizações.
TI e Segurança
Das 835 empresas pesquisadas pela Tata Consultancy Services em um estudo sobre tendência da IA, cerca de 44% já estão usando Inteligência Artificial para proteger sua dependências, detectando e prevenindo invasões. 41% a utilizam para solucionar problemas técnicos dos usuários e 34% para reduzir a carga de trabalho e automatizar seus processos na área de produção.
Atendimento ao Cliente
Se te uma coisa que prejudica a retenção dos seus consumidores, é a má experiência com atendimento ao cliente. O Microsoft State of Global Service constatou que no total, 60% dos consumidores deixam de fazer negócio com empresas quando são mal atendidos.
Então, a Inteligência Artificial tem sido a grande resposta para esse problema através dos Chatbots, robôs que conversam e solucionam em grande parte as dificuldades dos clientes sem que fiquem horas esperando por um atendimento, já que os dados coletados a partir de interações fornecem perspectivas úteis sobre como atender de forma eficiente.
Suporte a decisões
Atividades simples de administração como agendar reuniões, viagens importantes e conferências podem ser automatizadas e facilitadas pela IA.
Além disso, de acordo com um estudo da multinacional IBM estima-se que até 2025, o mercado de ferramentas para tomada de decisão com base em dados será de US $ 2 trilhões, facilitando muitos processos, já que de acordo com pesquisas um adulto toma cerca de 35.000 decisões por dia.
Recursos humanos
Por fim, outra área demasiadamente beneficiada com a Inteligência Artificial é o RH. Além de automatizar os processos de agendamento de entrevistas e contratação, a IA pode ser certeira ao filtrar os candidatos e encontrar perfis adequados vara as vagas.
O que vem por aí?
As projeções sobre o futuro do trabalho com certeza incluem a Transformação Digital como melhor caminho para alavancar os negócios.
Dessa forma, as empresas encontram uma urgência em redefinir a estrutura organizacional com um modelo baseado em tecnologias, sobretudo Inteligência Artificial, para que acompanhem o mercado e as mudanças ocorram de maneira eficaz.
Uma pesquisa feita em conjunto pela Opinion Box, Trello, Rock Content e Portal Transformação Digital entrevistou 700 executivos de empresas de todos os tamanhos, todos os setores de atividade pelo Brasil inteiro.
Uma das constatações do estudo foi que 93% dos entrevistados disseram que a adoção de novas tecnologias trouxe vantagens competitivas para suas empresas e 59% disseram que trouxe muita vantagem competitiva.
Ou seja, a Transformação Digital e Inteligência Artificial chegaram para ficar e estão liderando o que muitas pessoas têm chamado de “uma nova revolução industrial” que fará as organizações mais competitivas e eficientes.
O grande desafio, que fica para todos nós, é de saber gerenciar toda essa mudança e lidar com tamanha transformação na estrutura organizacional, investindo e desenvolvendo habilidades dentre toda a força de trabalho, para que a adaptação aos novos modelos e tendências sejam pertinentes e tragam resultados positivos.
Leia também:
Por que entender as métricas é essencial para sua empresa
O crescimento da sua empresa começa com o propósito da sua marca
VEJA TODOS OS INSIGHTS
Onipresença de marca em 3 passos simples
BLOG Onipresença de marca em 3 passos simplesDuda RedatoraDescubra a importância de sua marca ser vista em todo lugar e como aplicar isso de maneira prática. De acordo com um levantamento do IBGE, no Brasil, 82,7% dos domicílios possuem acesso à internet. Ao...
O engajamento caiu no seu site ou blog? Descubra o que fazer
BLOG O engajamento caiu no seu site ou blog? Descubra o que fazerDuda RedatoraSabemos o quão frustrante é dedicar tempo e dinheiro em uma página para, no final, ter poucas visitas e interações. Saiba o que fazer nesse caso. Arrumar a casa toda, limpar cada...
Marketing de Personalização. Aprenda com exemplos
Dik Cabral Head de Conteúdo EstratégicoPara proporcionar uma experiência marcante para o seu lead ou cliente, o MarketingPersonalizado pode gerar ótimos resultados. A personalização é uma das características mais importantes da existência humana. Afinal, é por isso...
COMO PODEMOS TE AJUDAR?
DESCUBRA O PROPÓSITO DA SUA MARCA
Desenvolver ideias que impulsionam pessoas e negócios.
Este é o nosso propósito.
Telefone
(19) 97402-2492
Email
alex@artco.com.br
Endereço
Centro Empresarial Barbosa da Cunha
Rua Barbosa da Cunha, 634
Jardim Guanabara.
Campinas/SP - 13073-320