BLOG


Transformação Digital

Inteligência Artificial e o Futuro do Trabalho

Alex

Sócio-Diretor Executivo

O mundo, sobretudo as organizações, estão passando por uma nova revolução industrial, dessa vez, liderada pela tecnologia a partir de processos como a transformação digital e o uso de Inteligência Artificial.

Transformação Digital Blog

Mais do que o simples ato de integrar novas tecnologias à sua empresa, a Transformação Digital é a profunda mudança de estrutura dentro das organizações, liderada pela tecnologia.

A ampla diversidade de meios tecnológicos como Realidade virtual (VR), Internet das Coisas (IoT), Robótica, etc. desempenham papel crucial no processo de Transformação Digital, mas de fato, a Inteligência Artificial é a grande impulsora desse movimento dentro das organizações.

Provavelmente se você ainda lembra da aula de história sobre a Revolução Industrial, vem à mente o professor explicando sobre o medo das pessoas, na época, de perderem seus empregos para as máquinas. 

O que nem imaginavam é que um dia a tecnologia avançaria a ponto de uma máquina chegar muito perto da inteligência humana. E a ideia de que isso é ficção ou um mundo futurista, já não está mais em nossas cabeças faz tempo.

A IA é real e já faz parte, de muitas formas, do nosso dia a dia. Em uma conversa com a Siri ou Alexa, inteligências artificiais da Apple e Amazon, em alguma tecnologia do Google Home ou em um simples Chatbot de um site. 

O fato é que, sem dúvidas, Inteligência Artificial tem mudado a maneira como realizamos atividades diárias, nos relacionamos com as marcas e até a forma como tomamos decisões cotidianas.

Mas afinal, o que é a Inteligência Artificial?

Transformação Digital Blog 02

Com o objetivo de detectar, aprender e agir por conta própria, a Inteligência Artificial é um conjunto de múltiplas tecnologias que aumentam a capacidade de atividades humanas. Ela é capaz de copiar processos da inteligência humana através de sistemas especializados, programação neuro-linguística (PNL), reconhecimento de fala e visão de máquina.

No entanto, a IA tem uma grande vantagem em detrimento da cognição humana: não precisa descansar para funcionar. 

Por isso, de acordo com uma pesquisa da Accenture, até 2035 a IA pode dobrar as taxas de crescimento econômico anuais e aumentar a produtividade do trabalho em até 40%.

E como isso se aplica ao mundo real?

transformação digital blog 03

De fato, estamos vivendo uma Transformação Digital e, dessa forma, já é possível detectar inúmeras funções que a IA exerce no mundo corporativo, facilitando a vida e trabalho ao redor do mundo e, também, olhar para algumas projeções em que será indispensável para o futuro das organizações.

TI e Segurança

Das 835 empresas pesquisadas pela Tata Consultancy Services em um estudo sobre tendência da IA, cerca de 44% já estão usando Inteligência Artificial para proteger sua dependências, detectando e prevenindo invasões. 41% a utilizam para solucionar problemas técnicos dos usuários e 34% para reduzir a carga de trabalho e automatizar seus processos na área de produção.

Atendimento ao Cliente

Se te uma coisa que prejudica a retenção dos seus consumidores, é a má experiência com atendimento ao cliente. O Microsoft State of Global Service constatou que no total, 60% dos consumidores deixam de fazer negócio com empresas quando são mal atendidos.

Então, a Inteligência Artificial tem sido a grande resposta para esse problema através dos Chatbots, robôs que conversam e solucionam em grande parte as dificuldades dos clientes sem que fiquem horas esperando por um atendimento, já que os dados coletados a partir de interações fornecem perspectivas úteis sobre como atender de forma eficiente.

Suporte a decisões

Atividades simples de administração como agendar reuniões, viagens importantes e conferências podem ser automatizadas e facilitadas pela IA. 

Além disso, de acordo com um estudo da multinacional IBM estima-se que até 2025, o mercado de ferramentas para tomada de decisão com base em dados será de US $ 2 trilhões, facilitando muitos processos, já que de acordo com pesquisas um adulto toma cerca de 35.000 decisões por dia.

Recursos humanos

Por fim, outra área demasiadamente beneficiada com a Inteligência Artificial é o RH. Além de automatizar os processos de agendamento de entrevistas e contratação, a IA pode ser certeira ao filtrar os candidatos e encontrar perfis adequados vara as vagas. 

O que vem por aí?

As projeções sobre o futuro do trabalho com certeza incluem a Transformação Digital como melhor caminho para alavancar os negócios. 

Dessa forma, as empresas encontram uma urgência em redefinir a estrutura organizacional com um modelo baseado em tecnologias, sobretudo Inteligência Artificial, para que acompanhem o mercado e as mudanças ocorram de maneira eficaz. 

Uma pesquisa feita em conjunto pela Opinion Box, Trello, Rock Content e Portal Transformação Digital entrevistou 700 executivos de empresas de todos os tamanhos, todos os setores de atividade pelo Brasil inteiro. 

Uma das constatações do estudo foi que 93% dos entrevistados disseram que a adoção de novas tecnologias trouxe vantagens competitivas para suas empresas e 59% disseram que trouxe muita vantagem competitiva.

Ou seja, a Transformação Digital e Inteligência Artificial chegaram para ficar e estão liderando o que muitas pessoas têm chamado de “uma nova revolução industrial” que fará as organizações mais competitivas e eficientes. 

O grande desafio, que fica para todos nós, é de saber gerenciar toda essa mudança e lidar com tamanha transformação na estrutura organizacional, investindo e desenvolvendo habilidades dentre toda a força de trabalho, para que a adaptação aos novos modelos e tendências sejam pertinentes e tragam resultados positivos. 

Leia também:

Por que entender as métricas é essencial para sua empresa

O crescimento da sua empresa começa com o propósito da sua marca

 

VEJA TODOS OS INSIGHTS

Como negócios podem crescer no online com Inbound Marketing

Como negócios podem crescer no online com Inbound Marketing

Não são todas as empresas que possuem um capital que pode ser aplicado para ações de marketing tradicional. Mas a gente sabe que a concorrência é cruel e a atenção do cliente é valiosa demais para não ser conquistada. Com custos bem menores e ferramentas de inteligência, o Inbound Marketing desponta como alternativa no meio digital para gerar resultados expressivos e alavancar pequenos negócios.

COMO PODEMOS TE AJUDAR?

DESCUBRA O PROPÓSITO DA SUA MARCA

Desenvolver ideias que impulsionam pessoas e negócios.
Este é o nosso propósito.

Telefone
(19) 3242-2721 

Email
alex@artco.com.br

Endereço
Centro Empresarial Barbosa da Cunha
Rua Barbosa da Cunha, 634
Jardim Guanabara.
Campinas/SP - 13073-320