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MARKETING DIGITAL

Por que entender as métricas é essencial para sua empresa

Alex

Sócio-Diretor Executivo

Saber como definir, executar e analisar os objetivos e métricas da sua empresa é o caminho para verificar se seu investimento em marketing está realmente funcionando. 

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Entender a importância das métricas e como deixá-las de lado pode ser prejudicial à sua empresa, é primordial para ter certeza que o investimento que você tem feito em marketing digital está promovendo retornos tangíveis. 

Métricas são indicativos de desempenho de uma ação, projeto, produto ou estratégia.

Exemplo: uma métrica que impacta o custo benefício de um automóvel é o consumo de combustível. Ou seja, qual vai ser o desempenho do seu carro de acordo com a quantidade de combustível que você vai colocar nele. 

Agora, como ter certeza que todo o investimento em ações no âmbito digital estão dando o retorno esperado para sua empresa?

O primeiro passo é entender os tipos de métricas e, principalmente, como analisar os resultados a partir delas. 

A pesquisa Content Trends 2019 apontou que empresas que adotam estratégias de Marketing de Conteúdo apresentam 1,3 vezes mais visitas e 1,4 vezes mais leads do que as que não praticam essas ações. 

E, também, mostrou os seguintes dados sobre o que as empresas e pessoas têm esperado:

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Mas como entender qual estratégia de conteúdo tem trazido, efetivamente, resultados para sua empresa e quais não?

Aí é que entra o conceito de métrica e análise de cada uma delas.

Métricas de vaidade

As métricas de vaidade são, geralmente, mal interpretadas. Sendo elas, dentre as mais conhecidas:

  • Curtidas e likes
  • Cliques
  • Cliques
  • Visualizações na página
  • Compartilhamentos
  • Seguidores

É comum acreditarmos ser possível, por meio desses números, medir o desempenho da estratégia de Marketing em que o objetivo é o aumento das oportunidades de vendas da empresa, enquanto esse é o papel das métricas de resultado.

Isso significa que devemos simplesmente ignorar as métricas de vaidade?

Com certeza, não.

O número de seguidores ou curtidas, por exemplo, são um ótimo indicativo de credibilidade para sua página. No primeiro contato com suas redes sociais, o público vai levar muito em conta a quantidade de pessoas que sua marca já engajou até o momento. 

Outro fator muito importante é que as métricas de vaidade são essenciais no que chamamos de rankeamento. 

Quanto mais ativa for sua página, ou seja, com maior engajamento e frequência de postagem, maiores são as chances de sua marca aparecer na área de buscas/descobertas das redes sociais.

Em resumo, prestar atenção nas interações também é essencial. Entretanto, é outro tipo de métrica que garante conversão em vendas para sua empresa. 

Métricas de resultado

Essas, por sua vez, são indicadores chave de performance. 

São os números que mostram, realmente, se o investimento realizado no Marketing Digital com foco em vendas estão performando da maneira esperada.

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Como saber se o retorno está dentro do esperado?

Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve. Alice no País das Maravilhas

Essa famosa citação, resume o passo mais importante para entender e analisar a performance de seus resultados.

Você precisa, antes de tudo, saber qual é o principal objetivo que pretende alcançar com a estratégia de Marketing Digital.

  • Aumentar o número de visitas em seu site, blog ou e-commerce? 
  • Alavancar as vendas do seu produto ou serviço? 
  • Aumentar conhecimento de marca? 
  • Aquecer a base de leads e banco de dados?

São inúmeras possibilidades e, definido isso, é possível continuar para avaliação.

O próximo passo, também indispensável, é mensurar os resultados a partir do que você definiu como objetivo essencial. Dentre eles, os três principais são: tráfego, leads e conversão.

Tráfego

Se você tem um site ou e-commerce, levar as pessoas até lá, através das redes sociais, deve ser um dos seus objetivos.

Para isso, você precisa inserir na sua estratégia um CTA (Call to Action) que nada mais é do que um convite ou apelo para que o público visite sua plataforma e, assim, conheça seu produto ou serviço.

Ainda dentro desse assunto, depois de levar os usuários para seu site, é muito importante, também, que você acompanhe a interação com sua plataforma.

Através do Google Analytics, é possível mensurar:

  • Número de visitantes que voltaram ao site;
  • Desempenho do e-commerce;
  • Tempo de navegação;
  • Páginas mais visitadas;

Entre outros resultados essenciais para seu desenvolvimento.

Leads

Outra maneira de vender através das redes sociais é a partir da geração de leads.

Por serem plataformas essenciais na criação de relacionamento com o público, conseguir fazer com que as pessoas se cadastrem e envie dados como e-mail e telefone se torna mais fácil nas mídias sociais.

Contudo, não deixa de ser um desafio. Afinal, ser interrompido e ainda compartilhar dados no meio do entretenimento não agrada muito.

Alguns meios de fazer isso é oferecer algo em troca: como um material informativo, e-book, resultado de teste ou algum desconto.

Conversões 

Basicamente é entender, das pessoas que visitaram sua plataforma, quando chegaram a efetuar a compra. Ou seja, do tráfego quantos se tornam e leads e, desses, quantos se convertem em consumidores. 

Aqui, também é possível definir, a partir a taxa de conversões, como está a experiência do usuário dentro do seu site e a força de seu produto ou serviço. Então, se o tráfego é grande, mas a quantidade de compras baixa, provavelmente tem algo de errado com sua plataforma ou com o que está oferecendo.

Por fim, tendo vista quais números são ideais de acordo com seu objetivo, você deve acompanhá-los periodicamente, para obter métricas certeiras e otimizar seu processo.

Vem falar com a gente sobre Marketing Digital e métricas https://artco.com.br/contato/

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