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O engajamento caiu no seu site ou blog? Descubra o que fazer

Duda

Redatora

Sabemos o quão frustrante é dedicar tempo e dinheiro em uma página para, no final, ter poucas visitas e interações. Saiba o que fazer nesse caso.

 

Arrumar a casa toda, limpar cada cantinho, deixar tudo lindo e impecável para receber visitas e no fim, não aparecer ninguém. 

É mais ou menos esse o sentimento quando você constrói um site ou blog e percebe que as taxas de engajamento caem e que os números não apontam pra cima, né?! Mas já parou pra pensar os motivos de isso estar acontecendo?

  • Será que você está conversando com o público certo? 
  • Seu conteúdo é realmente relevante? 
  • Suas estratégias fazem sentido para alcançar seu objetivo?

Existem muitos fatores que englobam a queda do engajamento e das métricas de um site ou blog. Continue lendo esse artigo se quiser descobrir quais são e como superar essas barreiras e aumentar a performance da sua página na internet. 

 

Antes de tudo… por que você precisa de engajamento?

Em abril de 2020 foi registrado um aumento de 112% no uso de rede no Brasil, segundo a Akamai (plataforma de armazenamento em nuvem). A pandemia veio para acelerar o que já estava em constante crescimento, uma realidade muito mais digital em todas as áreas da vida, desde o trabalho até interações sociais e serviços dos mais diversos tipos.

Com isso, as marcas e criadores de conteúdos estão em constante busca por ganhar a atenção do seu público e, mais do que isso, a interação de diversas formas, o que nos leva a estrela deste artigo: o tão aclamado engajamento.

Ao criar um site ou blog, sem dúvidas, seu objetivo é alcançar pessoas que tenham interesse em consumir seus produtos, serviços ou conteúdo e, claro, fazer com que elas permaneçam o maior tempo possível. 

E é através desses indicadores de como os visitantes reagem ao entrar na sua página que se torna possível entender o engajamento e descobrir os pontos de melhoria que devem ser trabalhados. 

Portanto, é essencial estar sempre de olho em ferramentas como Google Analytics ou na própria plataforma do seu site para entender o comportamento dos usuários.

 

Métricas que indicam a queda do engajamento

    1. Rejeição

 

Quando os números indicam que os visitantes ficam pouco tempo na sua página, entram e logo saem e não apresentam nenhum tipo de interação com o conteúdo como acesso aos links, chamamos de taxa de rejeição. 

É claro que são ações comuns ao nosso dia a dia, por exemplo quando clicamos em um link por engano e logo saímos, no entanto, se essa taxa de rejeição estiver elevada por um grande período de tempo, isso pode indicar que seu site ou blog não está entregando uma experiência positiva aos seu público-alvo.   

    1. Cliques orgânicos

Outro indicador muito importante de se observar é a quantidade de cliques orgânicos, o famoso CTR (Click Through Rate) que sua página recebe. 

A lógica é simples: da quantidade de vezes que o link do seu site ou blog foi exibido, quantas vezes as pessoas clicaram nele? Se essa taxa for baixa, isso pode significar que seus títulos ou estratégias de atração não estão performando tão bem. 

 

    1. Tráfego pelo Google

Uma ótima forma de verificar a performance do seu site é saber quantas visitas estão vindo através do Google. 

O buscador é bem exigente quanto às páginas que mostra como resultado em primeiro lugar e, no geral, o topo é de quem oferece uma boa experiência ao usuário e, também, aqueles que investem em uma boa estratégia de SEM e SEO.  

 

  1. Tempo de interação com a página

Por fim, um dos maiores indicativos de que sua página está no caminho certo é o tempo que os visitantes permanecem nela. Isso mostra, principalmente, se seu site ou blog está correspondendo às expectativas.

Pense que a pessoa é impactada por um anúncio ou divulgação orgânica que super chama a atenção, mas ao clicar e ir pro site, o conteúdo não tem nada a ver com o que ela realmente procura ou até, não consegue navegar com facilidade. 

 

E o que eu faço agora?

 

Agora que você já sabe no que ficar de olho e quais são as métricas que indicam a queda no engajamento do seu site ou blog, fica muito mais fácil aplicar estratégias para reverter o quadro e garantir uma melhor experiência e, consequentemente, uma interação maior do seu público com sua página. Descubra o que fazer. 

  1. Saiba com quem você está falando

Para aumentar o engajamento com seu site ou blog, o primeiro e principal caminho é ter certeza de que você está falando com as pessoas certas. Não tem como almejar interações se você não está alcançando um público que, de fato, tem interesse no que você vende ou oferece. 

  1. Conteúdo relevante e de qualidade

O primeiro e mais importante passo para garantir um engajamento em um site ou blog é ter certeza que o conteúdo que você oferece é de qualidade e relevante ao seu público 

De nada adianta investir em uma página bonita, divulgação e atração, se quando o cliente chegar para ler ou consumir, de fato, seus textos ou produtos, ele vai se deparar com “mais do mesmo”, com informações falsas, erros gramaticais ou de concordância e por aí vai. Leia mais sobre como melhorar a qualidade do seu conteúdo. 

  1. O design também conta

Quanto mais esteticamente agradável e intuitiva for sua página, maior será o seu engajamento. Nenhum usuário gosta de mexer em sites em que as abas são difíceis de encontrar, o carregamento é lento e não são adaptáveis as versões para PC, Notebook, Mobile e Tablet.

Investir em design responsivo, UI e UX são caminhos necessários para garantir uma boa experiência aos visitantes e fazê-los interagir e engajar.

  1. Títulos que chamem a atenção

Agora que você já tem um conteúdo bom e uma página responsiva, é hora de aprimorar a maneira como você atrai os usuários para seu site ou blog.

Investir em títulos que chamem a atenção e tenham as palavras-chave perfeitas para atrair o público certo é essencial. 

Uma boa dica para criar boas iscas são os gatilhos mentais, ou seja, tocar no ponto certo que aumentará as chances do cliente clicar no seu link.

  1. Chame para a ação

Pode ser que o usuário tenha gostado muito do seu conteúdo, passado bastante tempo na sua página mas, por falta de estímulo, acaba não criando nenhum tipo de interação.

Aí entra o CTA (call to action) ou, em português “Chamada pra ação”. Pequenas palavras ou frases que convidam o visitante a tomar alguma atitude a partir do que ele consumiu. Por exemplo: “Saiba mais”, “Deixe um comentário”, “Confira outros conteúdos” e por aí vai. 

 

Considerações finais

Agora que você está por dentro de como analisar as métricas do seu site ou blog e das estratégias que podem fazer aumentar o engajamento com sua página, é hora de arregaçar as mangas e colocar em prática e, sem dúvidas, logo verá resultados melhores no seu negócio e projeto. 

Até a próxima!

 

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