BLOG


Tudo o que você precisa saber sobre Marketing para Mecanismos de Pesquisa

Alex

Sócio-Diretor Executivo

81% das pessoas procuram por um produto ou serviço no ambiente online (mecanismos de pesquisa) e clicam nas principais opções que aparecem como resultado. Mas qual é o segredo para estar entre os mais relevantes? Isso que te contamos neste artigo. 

Imagine que você precisa comprar um jogo específico de videogame para uma criança, mas entende o mínimo do universo gamer. Qual é a sua primeira atitude?

Se você for como a grande maioria da população, vai direto “dar um Google”. 

E arrisco afirmar que você desça, no máximo, até o final da primeira página. Mas no geral, seu clique vai para algum dos primeiros três resultados. 

Acertei? O nome disso não é mágica ou bola de cristal. É estatistica. As pesquisas mostram que a maior parte das pessoas, quando precisam de um produto ou serviço, recorrem aos mecanismos de pesquisa, seja no Google, redes sociais, canais de compra ou outros meios.

É aí que entra o SEM (Search Engine Marketing) ou, traduzindo, o Marketing para Mecanismos de Pesquisa.

Para uma empresa, é extremamente relevante aparecer como uma das primeiras opções nos resultados da busca e, assim, conseguir vender, fidelizar e ganhar um novo cliente. 

Mas para isso, você precisa dominar a teoria, a prática e ter certeza de que vai aplicar o Marketing para Mecanismos de Pesquisa de maneira que otimize seus resultados e melhore sua performance.

Pensando nisso, preparamos esse artigo sobre o que é o SEM, suas vantagens, dicas para aplicação e um bônus para quem chegar no final. Vamos começar.

O que é o SEM e quais são suas vantagens?

Em resumo, o Search Engine Marketing é uma estratégia de publicidade digital, paga, que tem como objetivo fazer com que os serviços ou produtos da sua empresa apareçam no topo dos resultados nos mecanismos de busca. 

E como isso funciona na prática?

Pense no exemplo do jogo de videogame. Ao ir até o Google e pesquisar pelo jogo, o primeiro resultado provavelmente será de alguma empresa que adotou o SEM como estratégia.

Isso prova o quão poderosa pode ser essa tática, já que torna possível uma vantagem competitiva para empresas em ascensão em relação a outras marcas já estabelecidas. 

E essa é só uma das muitas vantagens. Confira o porquê de muitas empresas, hoje, adotarem a prática de investir em Marketing Para Mecanismos de Pesquisa. 

Benefícios do SEM

  1. Segmentação certeira

Um dos maiores desafios quando o assunto são estratégias de marketing é definir e, mais do que isso, atingir o público-alvo e persona definidos para a marca.

Uma das grandes vantagens do SEM é que através dos anúncios direcionados, você consegue encontrar, definir e alcançar um público altamente específico e segmentado, caminho essencial em um cenário de campanhas de marketing tão saturadas.   

Depois de chegar no público que sua marca almeja, fica muito mais fácil estabelecer relacionamento e efetuar a venda.

Além do aumento no tráfego e performance, o SEM também é uma direção eficaz para construção e conhecimento de marca. 

  1. Leads qualificados 

Um fato sobre o SEM é que, se a pessoa chegou na sua página, é porque ela estava pesquisando e tem um interesse prévio por seu produto ou serviço, só precisava descobrir onde efetuar a compra. Então, já é meio caminho andado.

Com sua marca no topo das opções, as chances de receber o clique do cliente em potencial e transformá-lo em um consumidor são enormes. E vamos combinar que leads com grande intenção de compra são muito valiosos, em qualquer segmento. 

  1. Retorno mais rápido

Diferentes do SEO, por exemplo, que é a otimização para mecanismos de busca, ou seja, melhorar o rankeamento de maneira orgânica, o SEM tem um retorno muito mais rápido, já que assim que o anúncio vai ao ar, já fica disponível e pode aparecer ao público selecionado. 

  1. Acompanhamento das métricas

Por fim, um grande benefício do Search Engine Marketing é a facilidade na mensuração. Você consegue rastrear e medir, sem maiores problemas, se o seu gasto com os anúncios está entregando resultados dentro do esperado. O famoso ROI (Retorno sobre o investimento).

Principalmente se sua empresa está em fase crescimento, isso é muito importante, uma vez que o orçamento é limitado e, por isso, os resultados devem ser otimizados.

Dentre tantos benefícios, é importante ressaltar que assim como em todas as estratégias, nem tudo são flores. O SEM também tem o seu ponto fraco que, no caso, é o fato de ser pago.

Mas isso é um detalhe que pode ser facilmente contornado. Quer saber como? Continue lendo.

SEM + outras ferramentas

O grande segredo do Search Engine Marketing é que, como na maioria das táticas do Marketing, ele não deve andar sozinho. 

Investir, também, em Branding, Marketing de conteúdo, Web design, SEO e outros segmentos de Marketing é vital para bons resultados na sua estratégia.

Lembra do exemplo dos jogos? Então, imagine que finalmente, o consumidor clicou no seu anúncio. Mas chegando em sua página, ele não consegue encontrar o que precisa, não sabe qual é o caminho para sanar sua dúvida ou o conteúdo não é relevante para ele.

Você terá gastado com o anúncio e não converterá a venda porque não investiu nas outras ferramentas também essenciais que andam lado a lado com o Marketing para Mecanismos de busca.

Agora que você já sabe detalhadamente o que é o SEM e como ele funciona. Está na hora de entender como aplicá-lo ao seu negócio. Siga os passos.

Como aplicar o SEM na prática

  1. Defina as palavras-chave

O primeiro e indispensável passo para começar com o SEM é pesquisar e definir as principais palavras que o seu público usa para chegar ao seu produto ou serviço.

Pode ser por meio de um brainstorm ou alguma ferramenta, o importante é construir uma longa lista de palavras relevantes relacionadas ao que você quer vender. 

  1. Otimize o conteúdo

Depois de levar seu cliente à sua página você precisa, então, ter certeza de que a experiência dele será satisfatória do começo ao fim.

Afinal, você não quer perder o dinheiro investido no anúncio por não oferecer uma boa experiência no seu site.

Aqui é o momento de investir nas outras ferramentas que citamos acima, como o Marketing de Conteúdo, SEO, Web Design e por aí vai. 

  1. Configure os anúncios

Com palavras-chave em mãos e páginas otimizadas, o próximo passo é construir seu anúncio.

Na maioria das plataformas o processo é descrito e as boas práticas que devem ser seguidas, também. Mas não esqueça de caprichar na escrita, na estratégia e fazer tudo pensando em como seu público vai reagir ao se deparar com a sua marca. 

  1. Mensure os resultados

É importante acompanhar seus anúncios metodicamente. Veja como está a performance e, se algo não estiver indo bem, não tenha medo de mudar. Altere as palavras, siga por outra direção, afinal, é melhor testar novos caminhos do que continuar investindo em maus resultados.

E um bônus: ferramentas indispensáveis para essa estratégia

  1. Google Analytics para analisar a performance da sua página.
  2. Keyword Planner para pesquisa de palavras-chave.
  3. Soovle para verificar o que e como as pessoas estão pesquisando.
  4. Answer The Public para descobrir perguntas relacionadas e mais recorrentes.
  5. SEMrush para ter uma consultoria completa na sua estratégia de SEM.

Considerações finais

Mais do que nunca, as compras no ambiente online estão em alta e ganhando espaço na rotina e na jornada de compra dos consumidores. Como resultado disso, temos um mercado cada vez mais competitivo e usuários cada vez mais exigentes.

Para acompanhar essa tendência, muitas empresas têm investido no Marketing para Mecanismos de Pesquisa e se você não quiser ficar pra trás, deve começar o quanto antes a investir também. 

Mas para obter bons resultados, você precisará se comprometer em entregar conteúdo relevante e uma experiência integrada e satisfatória para seu público em potencial.

Nosso time de especialistas ficará feliz em ajudar você e sua empresa a se inserir no mundo do Marketing para Mecanismos de Pesquisa e otimizar seus resultados. Fale conosco. 

Se você gostou desse conteúdo, pode se interessar também pelos outros textos do nosso blog. Inscreva-se em nossa Newsletter para estar sempre por dentro e receber conteúdo de valor. 

Até a próxima!

VEJA TODOS OS INSIGHTS

Como negócios podem crescer no online com Inbound Marketing

Como negócios podem crescer no online com Inbound Marketing

Não são todas as empresas que possuem um capital que pode ser aplicado para ações de marketing tradicional. Mas a gente sabe que a concorrência é cruel e a atenção do cliente é valiosa demais para não ser conquistada. Com custos bem menores e ferramentas de inteligência, o Inbound Marketing desponta como alternativa no meio digital para gerar resultados expressivos e alavancar pequenos negócios.

COMO PODEMOS TE AJUDAR?

DESCUBRA O PROPÓSITO DA SUA MARCA

Desenvolver ideias que impulsionam pessoas e negócios.
Este é o nosso propósito.

Telefone
(19) 3242-2721 

Email
alex@artco.com.br

Endereço
Centro Empresarial Barbosa da Cunha
Rua Barbosa da Cunha, 634
Jardim Guanabara.
Campinas/SP - 13073-320