BLOG


Tudo o que você precisa saber sobre Marketing para Mecanismos de Pesquisa

Alex

Sócio-Diretor Executivo

81% das pessoas procuram por um produto ou serviço no ambiente online (mecanismos de pesquisa) e clicam nas principais opções que aparecem como resultado. Mas qual é o segredo para estar entre os mais relevantes? Isso que te contamos neste artigo. 

Imagine que você precisa comprar um jogo específico de videogame para uma criança, mas entende o mínimo do universo gamer. Qual é a sua primeira atitude?

Se você for como a grande maioria da população, vai direto “dar um Google”. 

E arrisco afirmar que você desça, no máximo, até o final da primeira página. Mas no geral, seu clique vai para algum dos primeiros três resultados. 

Acertei? O nome disso não é mágica ou bola de cristal. É estatistica. As pesquisas mostram que a maior parte das pessoas, quando precisam de um produto ou serviço, recorrem aos mecanismos de pesquisa, seja no Google, redes sociais, canais de compra ou outros meios.

É aí que entra o SEM (Search Engine Marketing) ou, traduzindo, o Marketing para Mecanismos de Pesquisa.

Para uma empresa, é extremamente relevante aparecer como uma das primeiras opções nos resultados da busca e, assim, conseguir vender, fidelizar e ganhar um novo cliente. 

Mas para isso, você precisa dominar a teoria, a prática e ter certeza de que vai aplicar o Marketing para Mecanismos de Pesquisa de maneira que otimize seus resultados e melhore sua performance.

Pensando nisso, preparamos esse artigo sobre o que é o SEM, suas vantagens, dicas para aplicação e um bônus para quem chegar no final. Vamos começar.

O que é o SEM e quais são suas vantagens?

Em resumo, o Search Engine Marketing é uma estratégia de publicidade digital, paga, que tem como objetivo fazer com que os serviços ou produtos da sua empresa apareçam no topo dos resultados nos mecanismos de busca. 

E como isso funciona na prática?

Pense no exemplo do jogo de videogame. Ao ir até o Google e pesquisar pelo jogo, o primeiro resultado provavelmente será de alguma empresa que adotou o SEM como estratégia.

Isso prova o quão poderosa pode ser essa tática, já que torna possível uma vantagem competitiva para empresas em ascensão em relação a outras marcas já estabelecidas. 

E essa é só uma das muitas vantagens. Confira o porquê de muitas empresas, hoje, adotarem a prática de investir em Marketing Para Mecanismos de Pesquisa. 

Benefícios do SEM

  1. Segmentação certeira

Um dos maiores desafios quando o assunto são estratégias de marketing é definir e, mais do que isso, atingir o público-alvo e persona definidos para a marca.

Uma das grandes vantagens do SEM é que através dos anúncios direcionados, você consegue encontrar, definir e alcançar um público altamente específico e segmentado, caminho essencial em um cenário de campanhas de marketing tão saturadas.   

Depois de chegar no público que sua marca almeja, fica muito mais fácil estabelecer relacionamento e efetuar a venda.

Além do aumento no tráfego e performance, o SEM também é uma direção eficaz para construção e conhecimento de marca. 

  1. Leads qualificados 

Um fato sobre o SEM é que, se a pessoa chegou na sua página, é porque ela estava pesquisando e tem um interesse prévio por seu produto ou serviço, só precisava descobrir onde efetuar a compra. Então, já é meio caminho andado.

Com sua marca no topo das opções, as chances de receber o clique do cliente em potencial e transformá-lo em um consumidor são enormes. E vamos combinar que leads com grande intenção de compra são muito valiosos, em qualquer segmento. 

  1. Retorno mais rápido

Diferentes do SEO, por exemplo, que é a otimização para mecanismos de busca, ou seja, melhorar o rankeamento de maneira orgânica, o SEM tem um retorno muito mais rápido, já que assim que o anúncio vai ao ar, já fica disponível e pode aparecer ao público selecionado. 

  1. Acompanhamento das métricas

Por fim, um grande benefício do Search Engine Marketing é a facilidade na mensuração. Você consegue rastrear e medir, sem maiores problemas, se o seu gasto com os anúncios está entregando resultados dentro do esperado. O famoso ROI (Retorno sobre o investimento).

Principalmente se sua empresa está em fase crescimento, isso é muito importante, uma vez que o orçamento é limitado e, por isso, os resultados devem ser otimizados.

Dentre tantos benefícios, é importante ressaltar que assim como em todas as estratégias, nem tudo são flores. O SEM também tem o seu ponto fraco que, no caso, é o fato de ser pago.

Mas isso é um detalhe que pode ser facilmente contornado. Quer saber como? Continue lendo.

SEM + outras ferramentas

O grande segredo do Search Engine Marketing é que, como na maioria das táticas do Marketing, ele não deve andar sozinho. 

Investir, também, em Branding, Marketing de conteúdo, Web design, SEO e outros segmentos de Marketing é vital para bons resultados na sua estratégia.

Lembra do exemplo dos jogos? Então, imagine que finalmente, o consumidor clicou no seu anúncio. Mas chegando em sua página, ele não consegue encontrar o que precisa, não sabe qual é o caminho para sanar sua dúvida ou o conteúdo não é relevante para ele.

Você terá gastado com o anúncio e não converterá a venda porque não investiu nas outras ferramentas também essenciais que andam lado a lado com o Marketing para Mecanismos de busca.

Agora que você já sabe detalhadamente o que é o SEM e como ele funciona. Está na hora de entender como aplicá-lo ao seu negócio. Siga os passos.

Como aplicar o SEM na prática

  1. Defina as palavras-chave

O primeiro e indispensável passo para começar com o SEM é pesquisar e definir as principais palavras que o seu público usa para chegar ao seu produto ou serviço.

Pode ser por meio de um brainstorm ou alguma ferramenta, o importante é construir uma longa lista de palavras relevantes relacionadas ao que você quer vender. 

  1. Otimize o conteúdo

Depois de levar seu cliente à sua página você precisa, então, ter certeza de que a experiência dele será satisfatória do começo ao fim.

Afinal, você não quer perder o dinheiro investido no anúncio por não oferecer uma boa experiência no seu site.

Aqui é o momento de investir nas outras ferramentas que citamos acima, como o Marketing de Conteúdo, SEO, Web Design e por aí vai. 

  1. Configure os anúncios

Com palavras-chave em mãos e páginas otimizadas, o próximo passo é construir seu anúncio.

Na maioria das plataformas o processo é descrito e as boas práticas que devem ser seguidas, também. Mas não esqueça de caprichar na escrita, na estratégia e fazer tudo pensando em como seu público vai reagir ao se deparar com a sua marca. 

  1. Mensure os resultados

É importante acompanhar seus anúncios metodicamente. Veja como está a performance e, se algo não estiver indo bem, não tenha medo de mudar. Altere as palavras, siga por outra direção, afinal, é melhor testar novos caminhos do que continuar investindo em maus resultados.

E um bônus: ferramentas indispensáveis para essa estratégia

  1. Google Analytics para analisar a performance da sua página.
  2. Keyword Planner para pesquisa de palavras-chave.
  3. Soovle para verificar o que e como as pessoas estão pesquisando.
  4. Answer The Public para descobrir perguntas relacionadas e mais recorrentes.
  5. SEMrush para ter uma consultoria completa na sua estratégia de SEM.

Considerações finais

Mais do que nunca, as compras no ambiente online estão em alta e ganhando espaço na rotina e na jornada de compra dos consumidores. Como resultado disso, temos um mercado cada vez mais competitivo e usuários cada vez mais exigentes.

Para acompanhar essa tendência, muitas empresas têm investido no Marketing para Mecanismos de Pesquisa e se você não quiser ficar pra trás, deve começar o quanto antes a investir também. 

Mas para obter bons resultados, você precisará se comprometer em entregar conteúdo relevante e uma experiência integrada e satisfatória para seu público em potencial.

Nosso time de especialistas ficará feliz em ajudar você e sua empresa a se inserir no mundo do Marketing para Mecanismos de Pesquisa e otimizar seus resultados. Fale conosco. 

Se você gostou desse conteúdo, pode se interessar também pelos outros textos do nosso blog. Inscreva-se em nossa Newsletter para estar sempre por dentro e receber conteúdo de valor. 

Até a próxima!

VEJA TODOS OS INSIGHTS

Onipresença de marca em 3 passos simples

Onipresença de marca em 3 passos simples

BLOG Onipresença de marca em 3 passos simplesDuda RedatoraDescubra a importância de sua marca ser vista em todo lugar e como aplicar isso de maneira prática.   De acordo com um levantamento do IBGE, no Brasil, 82,7% dos domicílios possuem acesso à internet. Ao...

O engajamento caiu no seu site ou blog? Descubra o que fazer

O engajamento caiu no seu site ou blog? Descubra o que fazer

BLOG O engajamento caiu no seu site ou blog? Descubra o que fazerDuda RedatoraSabemos o quão frustrante é dedicar tempo e dinheiro em uma página para, no final, ter poucas visitas e interações. Saiba o que fazer nesse caso.   Arrumar a casa toda, limpar cada...

Marketing de Personalização. Aprenda com exemplos

Marketing de Personalização. Aprenda com exemplos

Dik Cabral Head de Conteúdo EstratégicoPara proporcionar uma experiência marcante para o seu lead ou cliente, o MarketingPersonalizado pode gerar ótimos resultados. A personalização é uma das características mais importantes da existência humana. Afinal, é por isso...

COMO PODEMOS TE AJUDAR?

DESCUBRA O PROPÓSITO DA SUA MARCA

Desenvolver ideias que impulsionam pessoas e negócios.
Este é o nosso propósito.

Telefone
(19) 97402-2492

Email
alex@artco.com.br

Endereço
Centro Empresarial Barbosa da Cunha
Rua Barbosa da Cunha, 634
Jardim Guanabara.
Campinas/SP - 13073-320