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Onipresença de marca em 3 passos simples
Duda
Redatora
Descubra a importância de sua marca ser vista em todo lugar e como aplicar isso de maneira prática.
De acordo com um levantamento do IBGE, no Brasil, 82,7% dos domicílios possuem acesso à internet. Ao todo, há 424 milhões de dispositivos digitais – computador, notebook, tablet e smartphone – em uso no Brasil, segundo pesquisa do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada (FGVcia) e, ainda, um estudo divulgado pelo Cuponation mapeou os hábitos dos brasileiros em 2020 e revelou que, ao longo do ano que passou, os habitantes passaram cerca de 5 horas por dia na redes sociais.
É fato que a forma como todo mundo consome conteúdo e notícias, interage com outros humanos (ou robôs), busca entretenimento e adquire novos produtos e serviços mudou com o advento da internet.
E isso nos mostra o quanto o mundo digital em que vivemos, permite que as pessoas estejam em todos os lugares, o tempo todo. E isso faz com que elas esperem que suas marcas preferidas também estejam.
É isso o que chamamos de onipresença de marca.
O que é, de fato, uma marca onipresente?
O termo “omnichannel” tornou-se bastante conhecido para o universo do varejo nos últimos tempos. Ele traz a ideia de que as marcas precisam criar estratégias para os mais diversos canais on e offline a fim de que os clientes tenham uma experiência completa tanto na loja física, no atendimento e nos canais online.
O conceito é válido mas, por outro lado, colocar pra funcionar muitos canais com diferentes abordagens pode ser confuso e, ao invés de ajudar, acaba atrapalhando a experiência do consumidor.
Então, surge a ideia de onipresença de marca, baseada na integração de todos os canais a partir de uma única estratégia que seja adaptada a cada um dos meios, facilitando assim, a jornada do cliente.
Para se tornarem onipresentes, as marcas precisam estar sempre de olho nas tendências e nas preferências do seu público-alvo, entregar o que eles querem consumir e estar em todo lugar, o tempo todo.
Entenda, portanto, como aplicar a ideia de onipresença de marca na sua empresa de maneira prática.
3 passos simples para ter uma marca onipresente
- Descubra onde está o seu público
A verdade é que fazer com que sua marca esteja realmente em todos os lugares beira o impossível, portanto, é aí que entra a mágica de parecer estar por toda parte, sem que de fato você esteja.
O que importa, na realidade, é que o seu público-alvo, ou seja, pessoas as quais se interessam por seu produto ou serviço, veja que sua marca está em todo lugar. E para isso você precisa, antes de tudo, descobrir onde esses clientes em potencial estão.
Hoje em dia, com a Inteligência Artificial e fácil acesso a base de dados, não é difícil identificar quais são os principais canais, on e off, em que estão a maioria das pessoas com o perfil que você quer alcançar.
- Foque no conteúdo relevante e exclusivo
A essa altura do texto você pode estar pensando “mas, se minha marca estiver presente em muitos lugares, isso não vai dispersar a atenção do meu público?”. A resposta é: não, se você entregar exatamente o que ele quer.
Pense em profissionais da beleza, quando o serviço que oferecem é excepcional e conseguem construir uma clientela fiel, não importa o local que estejam, as pessoas que gostam do trabalho acabam indo atrás.
Com o seu público também é assim. Se você entregar artigos, ebooks, vídeos e outros materiais com conteúdos que sejam relevantes e exclusivos para seus clientes, eles irão atrás da sua marca independente de onde ela esteja. Na maior parte das vezes, quando as pessoas gostam muito de uma empresa e se identificam com o discurso, vão logo pesquisando por ela em todas as mídias possíveis a fim de acompanhar o que ela está falando.
Um ponto crucial para a onipresença é a constância, de nada adianta abrir uma conta em uma rede social e deixá-la pegando pó. É preciso alimentar todas as plataformas as quais você escolheu estar presente, além de interagir com os seguidores frequentemente.
Por fim, também é essencial que a identidade visual da sua marca mantenha um padrão onde quer que ela esteja presente, dessa forma, as pessoas podem identificar facilmente de qual empresa se trata.
“Os jovens consomem todos os meios, mas com diferentes intensidades. O que prende ele é o conteúdo. A tecnologia quebrou barreiras de classe social, de idade e de fronteiras geográficas”. – Cecília Novaes, Sócia-diretora da A Arte da Marca, para o Mundo do Marketing.
A onipresença de marca é, sem sombra de dúvidas, uma grande tendência. O que nos leva ao último passo.
- Esteja em todos os lugares
Sabendo onde o seu público está e exatamente o que ele quer ver, é hora de colocar em prática as estratégias de onipresença e procurar estar presente em “todos os lugares”.
É importante entender que onipresença de marca não é sobre adicionar mais um monte de canais na sua estratégia de marketing e bombardear conteúdo para as pessoas com quem você quer fazer negócio. Vai muito além.
Ser onipresente é sobre criar um relacionamento duradouro e fiel com seus clientes, em que ambos se beneficiem da parceria e que, por saber que sua marca estará sempre presente onde quer que ele vá, os consumidores não troquem seus produtos ou serviços pela concorrência.
“Marcas e varejistas precisam estar sempre presentes para seus clientes, não importa onde eles estejam. As empresas que adotam uma mentalidade “onipresente” serão capazes de construir e reter a lealdade em um mundo onde a tecnologia está criando uma distância física – e emocional – entre marcas e compradores. ” – Andrew Catapano, CEO da agência de marketing digital WowBrands.
O caminho do sucesso é simples, veja:
Sua marca está em todo lugar onde seu público está → quando se tratar do seu produto ou serviço, sua empresa será uma das primeiras a vir na cabeça → suas lojas, e-commerce e redes sociais terão muito mais visitas → sua marca se torna uma autoridade no seu nicho → aumentam as conversões, afinal, uma marca que se conecta ao estilo de vida e às necessidades de seus clientes tem como resultado mais vendas e um público fiel e engajado.
Agora, basta aplicar esses aprendizados e esperar o desempenho e bons resultados de uma marca onipresente. Lembrando que você sempre pode contar com a art.co para soluções estratégicas nos mais diversos segmentos da comunicação.
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