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Inteligência de Dados:
Como a Inteligência de Dados Está Mudando o Marketing de Conteúdo
Alex
Sócio-Diretor Executivo
Criar conteúdo baseado no achismo já deixou de ser eficiente há muito tempo. É essencial entender a importância de produzir um material baseado em inteligência de dados e na jornada do consumidor.
O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de relevância indiscutível no mundo da comunicação. Todavia, cada dia mais percebe-se uma necessidade de aprimorar a forma como a mensagem é passada ao público e a inteligência de dados pode contribuir.
Trabalhar com marketing é buscar incessantemente a entrega de conteúdo de valor aos consumidores, além de estar presente nos melhores canais para atrair a atenção dessas pessoas.
De acordo com a Pesquisa Anual de Consumo de Conteúdo da Adobe, os consumidores gastam em média 8,8 horas engajados com conteúdo online. Ou seja, mais de um quarto do dia passam conectados, vendo o que as marcas e pessoas têm para falar na internet.
E claro, eles querem consumir materiais que os mantenham informados e entretidos, além de apresentar o máximo de dados possíveis que os ajudem na decisão de compra.
E onde entra a inteligência de conteúdo?
Tendo em vista a necessidade de uma estratégia mais completa e baseada em números tangíveis, profissionais perceberam que a abordagem de duas ciências já antes conhecidas e bem exploradas poderiam ser o caminho perfeito para aumentar os resultados: o marketing de conteúdo + a tecnologia de dados.
Para entender, antes precisamos definir alguns conceitos:
Dados internos
São informações pertencentes a sua empresa, coletadas a partir dos sistemas internos como Google Analytics, o seu CRM ou sistema de Business Intelligence que faz parte do seu negócio.
Dados externos
As informações coletadas na internet que correspondem ao seu público-alvo ou sua persona e estão sendo constantemente criadas e alimentadas de acordo com a experiência das pessoas no ambiente online.
Big Data
A partir da tecnologia e da análise computacional de dados extremamente grandes o Big Data tem capacidade de revelar padrões, tendências e associações normalmente relacionados aos comportamentos e interações humanas.
Hoje, o Big Data pode ser usado em diversas situações. Desde prever o desempenho das ações de marketing realizadas até entender o comportamento de compra sazonal do target, por exemplo.
Inteligência Artificial
No geral, uma maneira de pensar em Inteligência Artificial é como um avanço tecnológico que permite uma reprodução similar a inteligência humana, por meio de sistemas. Que, por sua vez, tem capacidade autônoma de tomar decisões baseadas em bancos de dados coletados.
Tendo em mente a importância dessas ferramentas, entendemos que ao utilizar a compilação de dados que estão ao nosso dispor e inerentes ao marketing, o resultado é a criação de um conteúdo inteligente que leva em conta o que a nossa audiência realmente quer receber.
E, assim, nosso trabalho segue por caminhos tendem a fazer mais sucesso, uma vez que é baseado em insights a partir de dados tangíveis.
Como a inteligência de conteúdo funciona na prática?
Ela faz parte de todo o ciclo de vida do consumidor, ou seja, as etapas que a pessoa percorre antes, durante e depois de se tornar cliente da sua marca.
A partir da Inteligência de Conteúdo, podemos entender a fundo quais são as necessidades, desejos, dúvidas e dores do público e, dessa forma, produzir conteúdos únicos que se destaquem entre todos os outros materiais do mesmo tema já existentes.
As estratégias pertencentes ao marketing de conteúdo têm como característica serem mutáveis e incertas. Por isso que estar em constante análise dos dados é o atalho ideal para entender em quais canais e a partir de qual abordagem é o melhor jeito de chegar até seu público.
Então, mais do que nunca, conforme a área do conteúdo cresce e exige maiores investimentos, os profissionais precisam se adaptar às novas formas de produzir e entregar.
Basear estratégia na sorte ou suposições não é mais uma opção. Sai na frente aqueles que baseiam as táticas em dados e usam a tecnologia da Inteligência de Conteúdo.
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