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Branding: Saiba como o propósito da marca impacta nas vendas do seu negócio

Alex

Sócio-Diretor Executivo

A construção e a gestão de uma marca forte, com o propósito bem definido, é o grande diferencial para superar a constante transformação do mercado.

As marcas não são as únicas, mas, em geral, ser capaz de se adaptar ao mundo VUCA (sigla em inglês para descrever ambientes, situações ou condições de volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade) é uma das maiores exigências do mercado na pós-modernidade. A impermanência dos negócios e a influência que ela exerce sobre a gestão das empresas, nos faz repensar as estratégias adotadas no caminho, abrindo a cabeça para outras possibilidades.

Afinal, criar uma identidade visual já não é tão impactante nos dias de hoje. É preciso ir além para superar a simples identificação da empresa e transformar a marca em uma verdadeira filosofia de vida, diante de tantas modificações.

Se você ainda não consegue enxergar como o propósito da marca pode gerar valor para a sua empresa, leia esse blog até o final. Nós te ensinamos como as metodologias do branding ajudam a construir e gerir uma marca forte, através de um propósito que atraia clientes, aumente as vendas e supere a competitividade do mercado.

O propósito da marca dentro do branding

O branding é o conjunto de estratégias que devem ser incorporadas no cotidiano da empresa, para transmitir ao consumidor a sua identidade e posicionamento. Isso porque, as marcas são construídas através das emoções e experiências geradas no contato com o consumidor.

Utilizando as técnicas de branding, é possível criar um método para medir os resultados e, assim, construir uma marca com valor, que gere personalidade e identificação com o público-alvo.

Confira a metodologia “As 3 Ondas do Branding“, desenvolvida pela especialista Ana Couto e entenda a importância de criar uma marca forte para o seu negócio, ora com foco no produto, ora nas conexões emocionais e no propósito.

Afinal, é preciso mais que o melhor preço para inspirar as pessoas a comprarem ou utilizarem seus serviços. É fundamental criar um impacto relevante no mundo, ao demonstrar que a conexão entre marca e consumidores vem de uma causa maior.

Agora que você aprendeu como gerir uma marca forte, veja o case positivo da gigante de cosméticos Natura, que ilustra como o propósito dentro do branding tem grande impacto sobre as vendas.

Case Natura

Mesmo há 40 anos no mercado, a marca Natura preserva sua filosofia como a principal estratégia para fortalecer os negócios, nutrindo o propósito de comercializar produtos e serviços que abracem a relação com o corpo e a natureza.

Além disso, ao criar uma conexão entre as suas atividades, a Natura mantém o propósito da marca cada vez mais relevante, principalmente do ponto de vista mercadológico. De que maneira? Simples, a empresa articula sua causa em três frentes:

  1. A integração das dimensões social, ambiental e econômica como comportamento empresarial;
  2. Através dos produtos, que tornam real o propósito da marca;
  3. Usando a rede de distribuição como o principal canal de relacionamento da marca.

Adotando essas ações como uma prioridade dentro da representatividade da marca, a Natura consegue ter um resultado estético, estratégico e ético do seu propósito, o que é percebido positivamente pelos consumidores, gerando forte impacto sobre os seus resultados financeiros. Prova maior foi ter registrado lucro líquido de R$ 381,7 milhões no quarto trimestre de 2018, ou seja, 48,7% a mais do que em 2017, quando somou 256,8 milhões.

Utilizando a poderosa metodologia de branding, aprendemos como ter um propósito bem definido é fundamental para a construção e a gestão de uma marca forte ao longo do tempo, gerando conexão e engajamento com os consumidores, através de boas experiências. Além disso, como resultado de uma marca forte, os consumidores se dispõem a pagar mais pelos produtos e serviços, pois têm uma maior percepção de valor e confiança sobre a marca, o que impacta diretamente as vendas e lucros do negócio.

Não deixe de conferir outros conteúdos no nosso blog e fique por dentro das melhores estratégias de marketing para a sua marca.

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