BLOG


Case Phitóss: Pluralidade Para Inspirar e Gerar Valor

Gabriela Campos

Conteúdo Estratégico

A demanda da fitoterapia vem aumentando no mercado e a farmacêutica Brasterápica, antecipando novas tendências, decidiu desenvolver o próprio xarope fitoterápico para tosse, com o objetivo de conquistar o público e garantir seu lugar entre as principais marcas da indústria de medicamentos. Inspirada pelo desafio de deixar um legado positivo na sociedade e criar conexões profundas com seus consumidores, a Brasterápica aceitou o desafio e investiu na pluralidade brasileira para inspirar e gerar valor com a nova campanha de Branding Phitóss.

O resultado? Você confere lendo mais um dos nossos cases de sucesso!

Indústria Farmacêutica Brasterápica

Idealizada por Shokichi Kanda, em 1974, nasce na cidade de Atibaia-SP, a Brasterápica Farmacêutica. Se estabelecendo com um capital 100% nacional, a empresa é criada com o propósito de contribuir para o avanço do setor farmacêutico brasileiro e conquistar seu espaço num mercado altamente competitivo, oferecendo medicamentos de qualidade a preços acessíveis.

Em 1997, a família Santos assume a gestão e direção dos negócios, acompanhada por uma das maiores conquistas do sistema de saúde brasileiro: o surgimento dos remédios genéricos, que logo passaram a integrar o seu múltiplo portfólio de varejo

Presente há 45 anos no mercado farmacêutico brasileiro, a empresa vem se solidificando dentro do território nacional através da fabricação de produtos similares – com importantes marcas nas linhas de Medicamentos Isentos de Prescrição (MIP), Farma, Fitoterápicos, Suplementos Alimentares, Hospitalares e Genéricos.

Com a visão de ser reconhecida como uma empresa de marcas fortes no segmento, a Brasterápica se estruturou comercialmente para estar presente no cotidiano dos consumidores e atacadistas brasileiros, adotando o sistema conhecido no mundo do marketing e varejo como “SKU” (Stock Keeping Unit), ou, “Unidade de Manutenção de Estoque”, o que facilitou a organização e agilidade na distribuição de medicamentos em todo o território nacional.

Crescimento dos fitoterápicos

A partir da instituição da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos no Brasil, pelo Decreto nº 5.813/2006, e das diretrizes do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF) – Portaria Interministerial nº 2.960/2008 – foi possível “garantir à população brasileira o acesso seguro e o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos, promovendo o uso sustentável da biodiversidade, o desenvolvimento da cadeia produtiva e da indústria nacional”.

Desde então, a busca no Sistema Único de Saúde (SUS) por tratamentos à base de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos mais que dobrou, subindo 161%, entre 2013 e 2015, segundo dados do Ministério da Saúde.

De olho nas transformações e demandas do mercado farmacêutico, a Brasterápica compreendeu como a fitoterapia, enquanto tradição popular no tratamento de doenças com o uso das plantas medicinais, poderia se tornar uma potência comercial com as novas políticas governamentais. 

Surge, então, o xarope Phitóss – o fitoterápico à base de extrato seco da planta Hedera Helix – desenvolvido e comercializado pela Brasterápica.

Queda da tarja possibilita a veiculação publicitária

Com o lançamento do xarope Phitóss, a Brasterápica se vê diante de um grande desafio: ter a regularização do produto perante a Anvisa para obter a queda da tarja da molécula “hedera helix” e, com isso, possibilitar a criação de uma campanha voltada para o consumidor final, o que, até então, só era possível para o público B2B.

Somente no início de 2019 é que a Brasterápica obtém o enquadramento do xarope Phitóss como Medicamento Isento de Prescrição (MIP) e, a partir das novas possibilidades, a Brasterápica se une à agência Art.Co Estratégia Integrada para desenvolver uma nova campanha de Branding para a marca Phitóss.

Campanha Phitóss – O valor da pluralidade

Debruçadas em compreender o impacto positivo que o Phitóss poderia ter na sociedade, com o poder de engajar, criar conexões e construir relacionamentos de valor entre a marca e os consumidores, a Brasterápica e a agência Art.Co encontram pela frente outro grande desafio: a criação da campanha de Branding Phitóss com foco na venda dos produtos e serviços oferecidos pela marca.

O target escolhido para estampar a nova campanha foi incorporado pela figura da mãe, como representação das famílias do Brasil. Porém, era preciso inovar e abraçar uma ideia multicultural que imprimisse a diversidade dentro dos lares brasileiros. 

Afinal, desde o princípio, a ideia era criar um comercial interessante para todos os públicos, de diferentes faixas etárias, simbolizando as práticas familiares, passadas de geração em geração, para acabar com a tosse.

Campanha (Vídeo – O fim da tosse começa com Phitóss)

Uma outra sacada da campanha foi a divisão do conteúdo: do conceito original foram desmembrados outros vídeos com diferentes targets secundários. Dessa forma, a campanha consegue atingir os indivíduos do público-alvo de forma individual, ao mesmo tempo em que representa a diversidade como um todo.

Assinando um roteiro moderno, descontraído e, principalmente, diversificado, a marca aposta no entretenimento como recurso para questionar a funcionalidade das receitas populares, apresentando o xarope Phitóss como uma solução prática e mais segura para dar fim à tosse de toda a família.

Inbound Marketing: conteúdo e resultados tangíveis

Com a possibilidade de se comunicar com o consumidor final através da nova campanha, a marca Phitóss dá outro importante passo para continuar se conectando com seus consumidores: a implementação da estratégia de Inbound Marketing.

Ao incorporar o Marketing Digital com a criação das próprias plataformas online (site e blog) e a produção de conteúdo, foi possível implementar estratégias para o aumento de tráfego, atração, conversão e engajamento do público (persona), conduzindo-o, assim, para as outras etapas do funil de vendas

Com o Inbound Marketing, o tráfego da página da marca aumentou 4.528,57%, enquanto a conversão de leads qualificados chegou a 20.300,00%. Um resultado que seria impossível mensurar na publicidade tradicional e sem o uso de ferramentas específicas.

Incorporando várias metodologias de Branding, a farmacêutica Brasterápica usou as transformações do mundo VUCA para desenvolver o próprio fitoterápico e, com isso, alavancar seus números. O resultado direto da construção e gestão de duas marcas que vêm se fortalecendo a cada dia no mercado farmacêutico pode ser visto no lançamento de uma campanha moderna e inclusiva.

Veja mais acessando o case completo, clique aqui!

VEJA TODOS OS INSIGHTS

Onipresença de marca em 3 passos simples

Onipresença de marca em 3 passos simples

BLOG Onipresença de marca em 3 passos simplesDuda RedatoraDescubra a importância de sua marca ser vista em todo lugar e como aplicar isso de maneira prática.   De acordo com um levantamento do IBGE, no Brasil, 82,7% dos domicílios possuem acesso à internet. Ao...

O engajamento caiu no seu site ou blog? Descubra o que fazer

O engajamento caiu no seu site ou blog? Descubra o que fazer

BLOG O engajamento caiu no seu site ou blog? Descubra o que fazerDuda RedatoraSabemos o quão frustrante é dedicar tempo e dinheiro em uma página para, no final, ter poucas visitas e interações. Saiba o que fazer nesse caso.   Arrumar a casa toda, limpar cada...

Marketing de Personalização. Aprenda com exemplos

Marketing de Personalização. Aprenda com exemplos

Dik Cabral Head de Conteúdo EstratégicoPara proporcionar uma experiência marcante para o seu lead ou cliente, o MarketingPersonalizado pode gerar ótimos resultados. A personalização é uma das características mais importantes da existência humana. Afinal, é por isso...

COMO PODEMOS TE AJUDAR?

DESCUBRA O PROPÓSITO DA SUA MARCA

Desenvolver ideias que impulsionam pessoas e negócios.
Este é o nosso propósito.

Telefone
(19) 97402-2492

Email
alex@artco.com.br

Endereço
Centro Empresarial Barbosa da Cunha
Rua Barbosa da Cunha, 634
Jardim Guanabara.
Campinas/SP - 13073-320