BLOG


Case Phitóss: Pluralidade Para Inspirar e Gerar Valor

Alex

Sócio-Diretor Executivo

A demanda da fitoterapia vem aumentando no mercado e a farmacêutica Brasterápica, antecipando novas tendências, decidiu desenvolver o próprio xarope fitoterápico para tosse, com o objetivo de conquistar o público e garantir seu lugar entre as principais marcas da indústria de medicamentos. Inspirada pelo desafio de deixar um legado positivo na sociedade e criar conexões profundas com seus consumidores, a Brasterápica aceitou o desafio e investiu na pluralidade brasileira para inspirar e gerar valor com a nova campanha de Branding Phitóss.

O resultado? Você confere lendo mais um dos nossos cases de sucesso!

Indústria Farmacêutica Brasterápica

Idealizada por Shokichi Kanda, em 1974, nasce na cidade de Atibaia-SP, a Brasterápica Farmacêutica. Se estabelecendo com um capital 100% nacional, a empresa é criada com o propósito de contribuir para o avanço do setor farmacêutico brasileiro e conquistar seu espaço num mercado altamente competitivo, oferecendo medicamentos de qualidade a preços acessíveis.

Em 1997, a família Santos assume a gestão e direção dos negócios, acompanhada por uma das maiores conquistas do sistema de saúde brasileiro: o surgimento dos remédios genéricos, que logo passaram a integrar o seu múltiplo portfólio de varejo

Presente há 45 anos no mercado farmacêutico brasileiro, a empresa vem se solidificando dentro do território nacional através da fabricação de produtos similares – com importantes marcas nas linhas de Medicamentos Isentos de Prescrição (MIP), Farma, Fitoterápicos, Suplementos Alimentares, Hospitalares e Genéricos.

Com a visão de ser reconhecida como uma empresa de marcas fortes no segmento, a Brasterápica se estruturou comercialmente para estar presente no cotidiano dos consumidores e atacadistas brasileiros, adotando o sistema conhecido no mundo do marketing e varejo como “SKU” (Stock Keeping Unit), ou, “Unidade de Manutenção de Estoque”, o que facilitou a organização e agilidade na distribuição de medicamentos em todo o território nacional.

Crescimento dos fitoterápicos

A partir da instituição da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos no Brasil, pelo Decreto nº 5.813/2006, e das diretrizes do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF) – Portaria Interministerial nº 2.960/2008 – foi possível “garantir à população brasileira o acesso seguro e o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos, promovendo o uso sustentável da biodiversidade, o desenvolvimento da cadeia produtiva e da indústria nacional”.

Desde então, a busca no Sistema Único de Saúde (SUS) por tratamentos à base de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos mais que dobrou, subindo 161%, entre 2013 e 2015, segundo dados do Ministério da Saúde.

De olho nas transformações e demandas do mercado farmacêutico, a Brasterápica compreendeu como a fitoterapia, enquanto tradição popular no tratamento de doenças com o uso das plantas medicinais, poderia se tornar uma potência comercial com as novas políticas governamentais. 

Surge, então, o xarope Phitóss – o fitoterápico à base de extrato seco da planta Hedera Helix – desenvolvido e comercializado pela Brasterápica.

Queda da tarja possibilita a veiculação publicitária

Com o lançamento do xarope Phitóss, a Brasterápica se vê diante de um grande desafio: ter a regularização do produto perante a Anvisa para obter a queda da tarja da molécula “hedera helix” e, com isso, possibilitar a criação de uma campanha voltada para o consumidor final, o que, até então, só era possível para o público B2B.

Somente no início de 2019 é que a Brasterápica obtém o enquadramento do xarope Phitóss como Medicamento Isento de Prescrição (MIP) e, a partir das novas possibilidades, a Brasterápica se une à agência Art.Co Estratégia Integrada para desenvolver uma nova campanha de Branding para a marca Phitóss.

Campanha Phitóss – O valor da pluralidade

Debruçadas em compreender o impacto positivo que o Phitóss poderia ter na sociedade, com o poder de engajar, criar conexões e construir relacionamentos de valor entre a marca e os consumidores, a Brasterápica e a agência Art.Co encontram pela frente outro grande desafio: a criação da campanha de Branding Phitóss com foco na venda dos produtos e serviços oferecidos pela marca.

O target escolhido para estampar a nova campanha foi incorporado pela figura da mãe, como representação das famílias do Brasil. Porém, era preciso inovar e abraçar uma ideia multicultural que imprimisse a diversidade dentro dos lares brasileiros. 

Afinal, desde o princípio, a ideia era criar um comercial interessante para todos os públicos, de diferentes faixas etárias, simbolizando as práticas familiares, passadas de geração em geração, para acabar com a tosse.

Campanha (Vídeo – O fim da tosse começa com Phitóss)

Uma outra sacada da campanha foi a divisão do conteúdo: do conceito original foram desmembrados outros vídeos com diferentes targets secundários. Dessa forma, a campanha consegue atingir os indivíduos do público-alvo de forma individual, ao mesmo tempo em que representa a diversidade como um todo.

Assinando um roteiro moderno, descontraído e, principalmente, diversificado, a marca aposta no entretenimento como recurso para questionar a funcionalidade das receitas populares, apresentando o xarope Phitóss como uma solução prática e mais segura para dar fim à tosse de toda a família.

Inbound Marketing: conteúdo e resultados tangíveis

Com a possibilidade de se comunicar com o consumidor final através da nova campanha, a marca Phitóss dá outro importante passo para continuar se conectando com seus consumidores: a implementação da estratégia de Inbound Marketing.

Ao incorporar o Marketing Digital com a criação das próprias plataformas online (site e blog) e a produção de conteúdo, foi possível implementar estratégias para o aumento de tráfego, atração, conversão e engajamento do público (persona), conduzindo-o, assim, para as outras etapas do funil de vendas

Com o Inbound Marketing, o tráfego da página da marca aumentou 4.528,57%, enquanto a conversão de leads qualificados chegou a 20.300,00%. Um resultado que seria impossível mensurar na publicidade tradicional e sem o uso de ferramentas específicas.

Incorporando várias metodologias de Branding, a farmacêutica Brasterápica usou as transformações do mundo VUCA para desenvolver o próprio fitoterápico e, com isso, alavancar seus números. O resultado direto da construção e gestão de duas marcas que vêm se fortalecendo a cada dia no mercado farmacêutico pode ser visto no lançamento de uma campanha moderna e inclusiva.

Veja mais acessando o case completo, clique aqui!

VEJA TODOS OS INSIGHTS

Mássime: A Grande Área Das Marcas Próprias

Confira nosso último lançamento. A produção de embalagens para a marca própria Mássime, pertencente a distribuidora EMIS Minas. Foram criadas embalagens utilizando as marcas do Cruzeiro e Atletico – MG.

Branding: Saiba como o propósito da marca impacta nas vendas do seu negócio

As marcas não são as únicas, mas, em geral, ser capaz de se adaptar ao mundo VUCA (sigla em inglês para descrever ambientes, situações ou condições de volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade) é uma das maiores exigências do mercado na pós-modernidade. A impermanência dos negócios e a influência que ela exerce sobre a gestão das empresas, nos faz repensar as estratégias adotadas no caminho, abrindo a cabeça para outras possibilidades.

A Art.Co está de cara nova!

Uma agência totalmente moderna, ampla e ainda mais integrada. Essa é a sensação experimentada por clientes e colaboradores da equipe Art.Co Estratégia Integrada ao pisar no novo espaço, localizado no Condomínio Barbosa da Cunha, no bairro Guanabara em Campinas-SP.

COMO PODEMOS TE AJUDAR?

DESCUBRA O PROPÓSITO DA SUA MARCA

Desenvolver ideias que impulsionam pessoas e negócios.
Este é o nosso propósito.

Telefone
(19) 3241-1197

Email
alex@artco.com.br

Endereço
Centro Empresarial Barbosa da Cunha
Rua Barbosa da Cunha, 634 - Jardim Guanabara.
Campinas/SP - 13073-320