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VAREJO: Tendências que estão mudando a cara do setor varejista

Como a tecnologia, junto à mudança no comportamento do consumidor, estão colaborando para as mudanças no varejo

Alex

Sócio-Diretor Executivo

Estar por dentro das novidades do seu setor e conseguir aplicá-las em seu negócio garante muitos passos à frente da concorrência. 

E não é segredo para ninguém que a experiência do varejo está mudando a cada ano e, de acordo com as projeções, a tendência é que mude cada vez mais.  

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Mas mudando o quê, exatamente?

Você provavelmente já ouviu falar de Omnichannel.

Basicamente, é o termo usado para quando a experiência do cliente acontece em diversos canais, de forma remota e continua. 

Ou seja, possuir uma loja física, um site e um aplicativo, estar presente na maioria das etapas de decisão de compra e oferecer ao seu público a mesma experiência nesses canais e todos conversarem entre si, é omnichannel.

E com a chegada da tecnologia e possibilidade de comprar em poucos cliques, o papel da loja física tem mudado.

Um estudo do Think With Google sobre a compra de Smartphones concluiu que:

Hoje, a ida à loja física é o momento de confirmação de informação coletada online. 

Além disso,

✔ 55% dos consumidores vão à loja física sabendo o que vão comprar;

✔ 93% dos que pesquisam online, visitam a loja com 2 ou 3 modelos do mesmo produto em mente;

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E isso se estende à outros produtos e serviços, também. Mas claro que o valor do investimento, ciclo de vida do produto e diversos outros fatores influenciam na jornada do consumidor. 

Contudo, não existem dúvidas de que, em todos os segmentos a experiência combinada entre canais está em ascensão.

E aqui vão algumas dicas de como mergulhar nessa tendência.

 

Esteja presente online

A princípio, pode parecer contraditório dizer aos varejistas de loja física para adotar a estratégia de uma de suas maiores ameaças: o e-commerce.

Contudo, existem diversas vantagens em levar sua marca ao meio digital. 

Além de aprimorar a experiência do consumidor, é possível otimizar muitos processos usando a automatização.

O Pão-de-Açúcar é um exemplo. Integrou promoções e informações de seus produtos que são adquiridos na loja física, em um aplicativo.

 

Mantenha a sintonia

É muito importante que, ao estar presente todos os tipos de canais, cuidar para que todos eles estejam em sinergia.

O primeiro passo é alinhar a equipe física com a equipe online para que a experiência do consumidor não seja interrompida e o mais fluida e agradável possível. 

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Destaque suas qualidades

Estando dentro do ambiente online, o varejo tradicional pode utilizar as experiências exclusivas do ponto de venda como oportunidades.

Por exemplo, permitir que o cliente troque o produto adquirido online, na loja física. Descontos exclusivos ou até mesmo o fato de, presencialmente, ser possível tocar e testar antes.

Portanto, saber unir as oportunidades do varejo online com o físico e garantir que a experiência do consumidor seja melhor com isso é um grande passo em aplicar o Omnichannel no seu negócio.

Contudo, é preciso entender, também, que cada empresa é única e o varejo, assim como todos os setores, é flexível. 

Então, procure se adaptar da melhor forma que faça sentido para você e para o propósito da sua marca.

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