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VAREJO: Tendências que estão mudando a cara do setor varejista
Como a tecnologia, junto à mudança no comportamento do consumidor, estão colaborando para as mudanças no varejo

Alex
Sócio-Diretor Executivo
Estar por dentro das novidades do seu setor e conseguir aplicá-las em seu negócio garante muitos passos à frente da concorrência.
E não é segredo para ninguém que a experiência do varejo está mudando a cada ano e, de acordo com as projeções, a tendência é que mude cada vez mais.
Mas mudando o quê, exatamente?
Você provavelmente já ouviu falar de Omnichannel.
Basicamente, é o termo usado para quando a experiência do cliente acontece em diversos canais, de forma remota e continua.
Ou seja, possuir uma loja física, um site e um aplicativo, estar presente na maioria das etapas de decisão de compra e oferecer ao seu público a mesma experiência nesses canais e todos conversarem entre si, é omnichannel.
E com a chegada da tecnologia e possibilidade de comprar em poucos cliques, o papel da loja física tem mudado.
Um estudo do Think With Google sobre a compra de Smartphones concluiu que:
Hoje, a ida à loja física é o momento de confirmação de informação coletada online.
Além disso,
✔ 55% dos consumidores vão à loja física sabendo o que vão comprar;
✔ 93% dos que pesquisam online, visitam a loja com 2 ou 3 modelos do mesmo produto em mente;
E isso se estende à outros produtos e serviços, também. Mas claro que o valor do investimento, ciclo de vida do produto e diversos outros fatores influenciam na jornada do consumidor.
Contudo, não existem dúvidas de que, em todos os segmentos a experiência combinada entre canais está em ascensão.
E aqui vão algumas dicas de como mergulhar nessa tendência.
Esteja presente online
A princípio, pode parecer contraditório dizer aos varejistas de loja física para adotar a estratégia de uma de suas maiores ameaças: o e-commerce.
Contudo, existem diversas vantagens em levar sua marca ao meio digital.
Além de aprimorar a experiência do consumidor, é possível otimizar muitos processos usando a automatização.
O Pão-de-Açúcar é um exemplo. Integrou promoções e informações de seus produtos que são adquiridos na loja física, em um aplicativo.
Mantenha a sintonia
É muito importante que, ao estar presente todos os tipos de canais, cuidar para que todos eles estejam em sinergia.
O primeiro passo é alinhar a equipe física com a equipe online para que a experiência do consumidor não seja interrompida e o mais fluida e agradável possível.
Destaque suas qualidades
Estando dentro do ambiente online, o varejo tradicional pode utilizar as experiências exclusivas do ponto de venda como oportunidades.
Por exemplo, permitir que o cliente troque o produto adquirido online, na loja física. Descontos exclusivos ou até mesmo o fato de, presencialmente, ser possível tocar e testar antes.
Portanto, saber unir as oportunidades do varejo online com o físico e garantir que a experiência do consumidor seja melhor com isso é um grande passo em aplicar o Omnichannel no seu negócio.
Contudo, é preciso entender, também, que cada empresa é única e o varejo, assim como todos os setores, é flexível.
Então, procure se adaptar da melhor forma que faça sentido para você e para o propósito da sua marca.
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