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O que uma marca precisa fazer para crescer em 2021?

Alex

Sócio-Diretor Executivo

Ano novo, planos novos. Listamos algumas atitudes que podem ser decisivas para alavancar os resultados da sua empresa e fazer sua marca crescer em 2021. Confira.

O ano de 2020 chegou ao fim, mas deixou como herança para 2021 grandes mudanças no comportamento do consumidor brasileiro. Entender esses novos hábitos e, sobretudo, saber como se adaptar a um cenário tão diferente será crucial para o bom andamento das marcas nesse ano que chega.

Isso porque este foi o ano onde o processo de mudança, que continua gradual, mas agora é freneticamente acelerado e, se destaca em 3 pontos chave, como aponta a pesquisa Coronavírus Consumer briefing: evolving behaviors during COVID crisis.

✓ Preocupação com a economia 

Entre 21 e 24 de março, 25% dos brasileiros achavam que a economia do país iria se recuperar em dois ou três meses após a pandemia. No fim de maio, esse percentual caiu para 16%.

81% acreditavam que devem ser cuidadosos com o dinheiro, levando em conta o momento da pandemia.

✓ Digitalização e uso da tecnologia

No Brasil, 50% das pessoas escolheram passar seus dias na pandemia longe dos grandes centros, o que é facilitado pela implementação do trabalho à distância e da tecnologia.

Cerca de 80% das pessoas que usaram canais digitais pela primeira vez durante a pandemia ficaram satisfeitas.

✓ Mudança nos hábitos de consumo

Durante a pandemia, as prioridades na hora de consumir também mudaram. Confira os 10 fatores que as pessoas consideraram, segundo a pesquisa, mais importantes na hora de comprar em uma loja durante a pandemia, na ordem de mais para menos importante:

  1. Funcionários demonstrando práticas de limpeza
  2. Promoções
  3. Níveis de multidão reduzidos
  4. Intensidade de limpeza
  5. Políticas de distanciamento
  6. Disponibilidade de opções de higiene
  7. Poder encomendar online
  8. Localização
  9. Preços competitivos
  10. Disponibilidade dos produto

E para que a empresa possa encontrar soluções rápidas e se moldar às novas necessidades, existem 3 atitudes que devem ser adotadas hoje, ou revisadas no seu modelo de negócios, para que as marcas possam  impulsionar seus resultados em 2021.

Conheça o mercado e planeje com cuidado

O choque na economia global por causa da pandemia, foi sentido por praticamente todos os países do mundo. No Brasil não é diferente e vale aqui a máxima “espere pelo melhor, prepare-se para o pior“, ou seja, planeje-se.

Não é preciso um plano anual, gravado em pedra, mas tenha em mente quais os passos do seu negócio ou marca em períodos mais curtos, com metas definidas e objetivos chaves a serem cumpridos, além de agilidade para mudar o curso da estratégia de acordo com os seus resultados. 

Pra isso, tenha sempre em mente as seguintes questões:

  1. Minha equipe entende a estratégia da empresa?
  2. Minha equipe está executando a estratégia?
  3. A estratégia está gerando resultados satisfatórios? 

Um planejamento que foque em alcançar os melhores resultados mas esteja preparado para um cenário desafiador e uma equipe 100% antenada nas estratégias, são os primeiros passos do caminho para o sucesso. 

Comece por dentro

É comum observarmos dentro das empresas, nos momentos de crise, que o primeiro corte dos gastos seja com treinamentos e investimento nos funcionários. Isso é um grande erro.

Antes de cobrar da sua equipe resultados, você precisa capacitar os seus trabalhadores para atender um mercado fluido e consumidores que mudam de necessidades a todo momento.

É claro que o acompanhamento é essencial para observar se o investimento em pessoas está gerando resultados dentro do esperado.

Mas para proporcionar experiências completas aos clientes da sua empresa, antes, você precisa entregar experiências internas para seu time que mostrem o caminho para o sucesso.

De olho nas tendências

Por fim, dentre tantos movimentos na maneira de consumir, de ver o mundo e de lidar com processos no geral durante a pandemia, a pesquisa  Global marketing trends 2021 realizada pela Deloitte, destaca 7 tendências para as marcas que querem impulsionar resultados e crescer neste novo ano.

  1. Propósito

As organizações que sabem por que existem e para quem estão direcionadas estão em uma posição singular para navegar por um cenário de mudanças frequentes e abruptas.

  1. Agilidade

Este é o momento certo para os profissionais de marketing aproveitarem ferramentas digitais relevantes e criarem um roteiro organizacional para tornar o agile marketing uma realidade.

  1. Experiência humana

Direcione a mentalidade da sua empresa sobre o tempo de criação de produtos e serviços, pautando a eficiência e potencialização da conexão humana.

  1. Confiança 

Para construir confiança em tempos turbulentos, as marcas devem olhar para o que as pessoas valorizam – ao invés de como elas são – garantindo que os seus compromissos estejam em sincronia com sua competência para entregar as necessidades dos consumidores.

  1. Participação

Os profissionais de marketing podem se beneficiar – e ficar à frente da concorrência – elaborando uma estratégia de engajamento com base na participação ativa do cliente em seus diversos canais de relacionamento.

  1. Fusão

As organizações podem ajudar os clientes de melhor forma, criando experiências inovadoras por meio de parcerias entre setores.

  1. Talentos

À medida que o cenário de marketing passa por rápidas mudanças, os modelos de talentos devem evoluir ao mesmo tempo que a área se posiciona como um diferencial competitivo.

Colocando em prática

Com o objetivo de exemplificar e mostrar como a aplicação dessas dicas pode, realmente, trazer resultados, podemos observar a marca Natura que foi considerada, segundo uma pesquisa realizada pela TM20 branding e pela Brazil Panels, divulgada pelo NeoFeed, a marca que causou impacto mais positivo durante a pandemia, segundo consumidores.  

Logo no começo da crise, a marca acelerou o processo e aumentou a oferta nas ferramentas digitais, como o e-commerce, apostando nas vendas online, driblando o desafio da restrição presencial. 

Mas isso só foi possível devido ao planejamento e conhecimento prévio do mercado. A empresa que existe há mais de 50 anos, possui uma cultura de planejar, enxergar a longo prazo e encontrar oportunidades em todas as situações, como podemos observar em um estudo de caso aprofundado sobre a cultura da marca.

A Natura também tem como perspectiva o cuidado com as pessoas de dentro. Ou seja, tanto os funcionários quanto seus revendedores espalhados por todo o país, têm em mente o propósito da empresa, além de entender exatamente a maneira da marca de fazer negócio e vender.

Durante a pandemia, a Natura criou, também, um fundo emergencial para apoiar suas revendedoras, além disso, ofereceu serviços de apoio psicológico e de telemedicina para todos os funcionários do grupo. 

O que nos leva ao terceiro e último passo, ações voltadas à tendências. A marca dificilmente fica para trás quando o assunto é inovar e aplicar à sua cultura assuntos que estão em alta.

Dentro de nossos exemplos, podemos ver que o propósito bem definido, o foco na experiência humana e o investimento em talentos são pontos bem fortes da marca. 

Mas mais do que isso, a Natura possui um mindset baseado em buscar, sempre, o melhor caminho para o crescimento nos resultados e para se posicionar como uma marca responsável socialmente, que agrega valor e tem propósito.  

Conclusão

Encaixar as tendências no plano da empresa e projetar um ano de resultados otimizados, sempre foi uma tarefa complexa. Em um ano de tantas incertezas como 2020, isso se torna ainda mais desafiador. 

No entanto, com uma equipe integrada e por dentro das estratégias da empresa, um investimento eficaz no treinamento de pessoas e uma imersão nas principais tendências, é possível gerar insights que resultarão no sucesso da sua marca para o ano de 2021. 

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