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Home Office e gestão de pessoas:

Como manter o ritmo em meio a crise?

Alex

Sócio-Diretor Executivo

Dominar os desafios do home office e gestão de pessoas é essencial para impulsionar os resultados e evitar a queda no desempenho.

home office e gestão de pessoas

No geral, é comum pensarmos que a prática do home office, termo comumente conhecido pelos brasileiros, é algo recente.

No entanto, o trabalho remoto ou “Teletrabalho” como foi pioneiramente nomeado, vem sendo praticado desde muito tempo.

Existem pesquisas que afirmam ter sido em 1970, durante a crise do petróleo, que começou a prática de trabalhar em casa para reter os gastos com deslocamento. Outras, dizem que os primeiros registros de teletrabalho foram em 1857, por meio do telégrafo. 

Apesar da divergência quanto ao surgimento, o que podemos afirmar é que não sair para trabalhar é um conceito antigo, como podemos observar nesse infográfico, a história do trabalho remoto faz parte da trajetória mundial e acompanha revoluções, crises e tendências, assim como temos visto nos dias atuais, com a pandemia mundial que estamos vivendo.

A crise do Coronavírus fez com que, para muitas empresas, o que era um experimento se tornasse uma realidade e necessidade. Muitos não estavam preparados para adotar o home office com a totalidade de seus funcionários, contudo, não havia outra alternativa uma vez que essa é a melhor forma de resguardar a saúde dos colaboradores e contribuir na contenção da expansão do Coronavírus. 

E apesar dos contratempos inevitáveis vindos dessa grande transformação no modelo de trabalho, é importante se atentar aos benefícios e tendências que o home office pode trazer ao negócio. 

Uma pesquisa realizada pela empresa de monitoramento de mercado Hibou, em parceria com a plataforma de dados Indico apontou que seis em dez (59,9%) brasileiros aderiram ao regime de home office por conta do novo coronavírus.

E em um estudo da Flexjobs podemos observar as inúmeras vantagens que o trabalho remoto traz para a empresa, dentre elas a maior produtividade, satisfação no trabalho e colaboradores mais saudáveis, responsabilidade ecológica e retenção de funcionários. 

No entanto, não podemos negar que grandes mudanças trazem grandes responsabilidades. E os desafios ligados ao teletrabalho, principalmente quando novidade, começam a aparecer. 

Destacamos 3 desafios que precisam ser superados para que o trabalho remoto possa ser executado de maneira satisfatória e mais fácil pelos colaboradores:

Distrações

No geral, nossa casa é um ambiente propício para dispersão do foco no trabalho, uma vez que é um local em que nos sentimos mais à vontade e não estamos sendo supervisionados. Uma olhada na TV ou mesmo a falta de um local adequado para trabalhar podem tirar totalmente a atenção da tarefa que deve ser feita.

E no cenário atual, com escolas e creches fechadas e a família toda em casa, também com as muitas notícias e comentários sobre a pandemia, é ainda mais propenso que a concentração seja facilmente perdida.

Falta de comunicação

Outro obstáculo relacionado ao trabalho remoto é a dificuldade de trocar informações. Por melhor que seja a comunicação entre os funcionários, uma simples pergunta que seria solucionada em segundos, pode se tornar um grande empecilho estando longe.

Além disso, detectar problemas específicos que possam estar impactando negativamente nos resultados finais fica mais difícil, porque não se sabe ao certo quais atitudes estão sendo tomadas pelos colaboradores em frente às dificuldades.

Isolamento social

Por fim, a interação social faz muita falta quando falamos de home office. Estar com as pessoas impacta positivamente no desempenho, principalmente para quem é mais extrovertido e usa a conversa e relações pessoais como combustível para continuar exercendo as tarefas. 

Superar esses obstáculos e traçar uma rota favorável para que o trabalho remoto seja uma solução e não um empecilho para sua empresa é essencial. E aqui, entra a importância que a gestão de pessoas continue na ativa, mesmo de longe.

O Home Office pode trazer inúmeros benefícios à sua empresa, como a flexibilidade, comodidade e qualidade de vida dos funcionários, economia com gastos fixos de espaços físicos e maior produtividade.

Dessa forma, listamos três atitudes inerentes aos gestores que farão grande diferença no seu negócio, não permitindo que o desempenho da equipe atenue: 

Foco nos resultados

Um grande segredo que poucos contam sobre a gestão durante o trabalho remoto é que o que vale mesmo é focar nos resultados que sua equipe está gerando, não nas atividades.

Querer controlar o que cada um está fazendo, na maior parte do tempo, é utopia. No entanto, você pode incentivar os colaboradores a manterem o ritmo e garantir que os resultados continuem apontando para cima. 

Mostre-se flexível, contanto que entreguem as demandas, não esteja fechado às oito horas de trabalho, dentro do tempo determinado, afinal, sabemos que em casa isso se faz mais complicado.

Gerenciar expectativas

Depois de desprendido do gerenciamento total das tarefas e pessoas, é importante estabelecer reuniões periódicas para alinhar as expectativas e deixar claro o que você pretende como gestor.

Definir escopos, prazos e entregas realistas à todos os colaboradores e deixar isso claro por meio de ferramentas de organização é o melhor caminho.

Comunicação intensa

Por último, e muito pertinente, é o incentivo e manutenção da comunicação, tanto da gestão com a equipe, quanto entre os funcionários. 

Oferecer tecnologias e recursos para que todos possam estar em constante contato é essencial para o bom andamento da empresa.

Sendo assim, olhando de forma otimista, o home office pode ser mais vantajoso do que um obstáculo à sua empresa. 

Sem desespero e de forma realista, é possível implantar esse modelo e adotar políticas que impulsionam os resultado e incentivem as pessoas, fazendo do momento de crise e caos, uma grande oportunidade de alavancar o seu negócio. 

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