BLOG


POSICIONAMENTO DE PRODUTO

O que é e como criar o seu em 5 passos

Alex

Sócio-Diretor Executivo

Posicionamento de produto correto, fará com que o seu público perceba o quão sua solução é única e necessária para ele.

posicionamento de produto 01

Seja em uma startup ou em uma empresa já estabelecida (de qual porte for), o posicionamento dos seus produtos é o ponto central de seus processos de marketing. Afinal, você pode acreditar que a oferta que você pretende mostrar a seu potencial consumidor é inovadora, única, de alta qualidade e, muito importante, vale o preço cobrado. No entanto, se o público não abraçar essa percepção, você tem um produto como qualquer outro.

O consumidor só reconhece a relevância de um produto quando este é corretamente posicionado

Vamos apresentar os fundamentos do posicionamento de produto e como dar início ao processo de construção do seu em 5 passos.

O que é posicionamento de produto?

De maneira resumida, entende-se como posicionamento de produto a estratégia que aprimora o marketing dos seus negócios, identificando os grupos alvos e focando ações neles. Desse modo, sua empresa pode, de maneira clara, encontrar a direção e diferenciação no mercado, descobrindo assim, onde seu produto se encaixa.

Ele é a base da estratégia de marketing, por isso, você tem que descobrir esse ponto de vista antes de seguir com quaisquer outras etapas previstas em seu planejamento, pois é ele que vai definir a direção das suas ações.

Antes de começar – Qual a sua visão e qual sua missão?

Antes de começar, é preciso ter em mente que o discurso do posicionamento do produto está intimamente ligado à missão da sua empresa, e esta precisa estar alinhada aos seus valores ou os de uma oferta específica. Isso significa que a definição de missão, visão e valores continua tão importante quanto sempre foi, tanto para você e seu negócio, quanto para seu público. 

Também é importante que você saiba que o posicionamento de mercado será pouco efetivo – ou até mesmo ineficaz – sem um entendimento claro do que compõe justamente o seu mercado. É fundamental no marketing o princípio de clareza, e esta só vem com o entendimento pleno do segmento de clientes que você atende e quais produtos estão disputando a atenção deles.

Por último, a percepção nítida dos desafios e eventuais dores do seu potencial público e como seu produto ou serviço pode ajudá-lo a enfrentar tais problemas é essencial. De nada adianta você vender a solução de um incômodo que o cliente não tem.

Começando pelo produto

Exercício da vez: pegue um papel ou abra um novo documento no seu computador e responda à seguinte pergunta:

Como o seu produto é melhor que os outros?”

Se a pergunta fosse “por que”, seria fácil, certo? Pode ser até que a resposta esteja decorada. O “porque” remete a fatores internos do discurso da sua marca, por exemplo: “porque ele foi desenvolvido com tecnologia de ponta”, “porque ele é atrativo para o consumidor”, mas quando abordamos o “como” os fatores externos também influenciam, pois para responder tal questão  você também deve estar ciente das possíveis deficiências do seu produto e pode planejar quais são as ações de defesa em torno delas.

Esse exercício é importante qe pode ser realizado nas seções de planejamento do seu departamento de marketing como ponto de partida para o debate de ideias.

Agora, nós temos uma visão geral do que é posicionamento de produto e quais são os ingredientes base para que possamos construir um.  Agora vamos entender as etapas para a sua construção:

Passo 01 – Pesquisa de mercado

Não existe a ideia de posicionamento de mercado sem que haja uma pesquisa que te mostre como é o campo onde pretende atuar, o que as pessoas ali precisam e quem são os concorrentes que vão disputar esse espaço com você.

De fato, empresas pequenas podem não ter como contratar empresas externas para realizar pesquisas abrangentes e caras, mas nem por isso a fase de pesquisa deve ser ignorada. Ela só será mais prática e enxuta. 

Aqui, é preciso total atenção às perguntas certas, conversar com seus clientes e potenciais clientes e coletar o maior número de respostas honestas, sejam elas positivas ou negativas.

E quais são as melhores perguntas?

Elas podem variar de acordo com o que seu produto ou serviço oferece, mas é possível partir de uma premissa básica:

  • Qual a sua idade?
  • Qual o seu nível de escolaridade?
  • Onde você procura novas informações?
  • Quais informações você considera ao fazer uma compra?
  • Qual a probabilidade de você recomendar uma empresa, produto ou serviço?
  • Que problemas resolvemos para você?
  • O que fez você escolher nossa solução?

A etapa consiste na coleta de respostas verdadeiras, que relatam boas experiências e, também, experiências ruins. Isso é importante para que sua visão não fique nublada por elogios ou que você entre em um viés de confirmação usando só o que falam de bom sobre o produto.

posicionamento de produto 04

Passo 02 – Segmente seus clientes

Os dados captados na etapa 01 devem ser decompostos em novos dados, agora demográficos. Estes podem ser subclassificados como principais e específicos, até porque você, muito provavelmente, não vende para apenas um tipo de pessoa, certo? Identificar o público majoritário e aqueles que orbitam a sua oferta é importante para fins de alinhamento de comunicação. 

Ter essas informações vai ajudar a direcionar de uma melhor forma seus esforços de marketing. Sabendo com quem você está falando e como deve ser essa conversa, você tem mais chances de êxito na tarefa de fazer com que seu potencial cliente entenda o valor do seu produto, serviço ou oferta.

posicionamento de produto 05

Passo 03 – Identifique o ponto onde seu produto se encaixa e se destaca

Com as informações coletadas e catalogadas dos passos 01 e 02, estamos em posição de identificar como o produto ou serviço pode atender às necessidades do cliente e, assim, posicionar a sua marca como uma solução válida e atrativa para ele. 

Com base em dados, você pode identificar tendências e eventuais falhas no mercado que podem indicar onde o seu produto se insere a fim de solucionar essas falhas e se destacar no mercado.

Para identificar o seu espaço de destaque em um mercado que pode ser muito disputado, seja no número de ofertas, seja pela atenção do consumidor, é preciso ter consciência que:

  1. Premissa básica: sua oferta deve ser verdadeira. E deve atender o tempo do cliente. Isso significa que ele quer uma solução para uma dor hoje, que lhe trará benefícios futuros e deixará seus problemas no passado. 
  2. Seja relevante. Não perca tempo e desperdice recursos discutindo soluções para problemas que o cliente não tem ou não se importa. De novo: quem decide o futuro do consumidor é ele, não você. 
  3. Comprove a sua solução. A sua comunicação deve conter dados, estudos de caso, depoimentos e estatísticas que, de maneira clara, sustentem o destaque da sua solução.

posicionamento de produto 05

Passo 04 – A declaração do seu posicionamento

É algo semelhante à sua declaração de missão, visão e valores, com a diferença que ela possui uma linguagem mais detalhada e encorpada, além de estar estreitamente alinhada com o seu planejamento.

Ela deve incluir meta, público, diferenciais e missão de produto com o propósito de definir o tom e reforçar os objetivos de marketing. Importante, a declaração do seu posicionamento de marca é algo interno, ela não é divulgada de forma explícita de maneira alguma, pois é o mantra que vai orientar seus esforços internos.

Para montar a sua declaração de posicionamento, comece preenchendo informações como: o nome da sua empresa, o que a empresa ou produto faz, para quem ele se destina, quais são seus diferenciais e o que comprova a afirmação anterior. Sintetize tudo em um parágrafo e veja o resultado.

posicionamento de produto 07

Passo 05 – Revise, revise de novo, mais uma vez e aplique

Analise sua declaração de posicionamento em relação à marca e certifique-se de que ela corresponda às suas intenções e objetivos. É preciso garantir que haja coesão.

Faça os ajustes, caso sejam necessários, ou na pior das hipóteses, pode ser que você descubra que tudo precisa ser mudado, levando a um rebranding. O que não é uma hipótese tão ruim assim. Refazer a marca leva tempo e consome recursos, é verdade, mas você vai despender de bem menos dinheiro nessa etapa do que gastaria se lançasse o produto com um posicionamento errado.

Com o posicionamento de produto ajustado ao máximo, ele está pronto para ser lançado, é hora de alinhar suas estratégias de comunicação e demais etapas do ciclo da sua oferta. Mas isso é tema para um próximo artigo.

Nos vemos lá!

Clique aqui e veja mais!

VEJA TODOS OS INSIGHTS

Como negócios podem crescer no online com Inbound Marketing

Como negócios podem crescer no online com Inbound Marketing

Não são todas as empresas que possuem um capital que pode ser aplicado para ações de marketing tradicional. Mas a gente sabe que a concorrência é cruel e a atenção do cliente é valiosa demais para não ser conquistada. Com custos bem menores e ferramentas de inteligência, o Inbound Marketing desponta como alternativa no meio digital para gerar resultados expressivos e alavancar pequenos negócios.

COMO PODEMOS TE AJUDAR?

DESCUBRA O PROPÓSITO DA SUA MARCA

Desenvolver ideias que impulsionam pessoas e negócios.
Este é o nosso propósito.

Telefone
(19) 3242-2721 

Email
alex@artco.com.br

Endereço
Centro Empresarial Barbosa da Cunha
Rua Barbosa da Cunha, 634
Jardim Guanabara.
Campinas/SP - 13073-320