BLOG


O QUE A MARCA FALA TEM QUE SER MUITO BEM AMARRADO COM O QUE ELA FAZ.

Marcas com propósito bem definido valem 18% a mais do que marcas sem propósito.

Alex

Sócio-Diretor Executivo

Peça que uma pessoa cite dez marcas e, provavelmente, ela não terá muita dificuldade em fazê-lo. Coca-Cola, Apple, Samsung, Ford, Facebook, Spotify, Uber, Nubank, Nike, Burger King etc. Até mesmo nomear uma para cada letra do alfabeto não será um grande desafio.

Peça a alguém para responder à pergunta “o que é uma marca?”, e as coisas podem se tornar um pouco mais vagas. “Marcas” e “branding” tornaram-se conceitos escorregadios para definir.

No entanto, não há como escapar do fato de que o branding é cada vez mais crucial no atual mundo competitivo e volátil, independentemente de você ser um freelancer, possuir um pequeno negócio ou uma marca já consolidada.

O QUE É MARCA?

Em suma, o branding é tudo o que define como seus clientes percebem a sua empresa.

Quando as pessoas encontram o seu negócio – seja vendo o logotipo, ouvindo o nome ou buscando o seu produto – o que elas pensam? Como eles se sentem?

Essa impressão que a sua empresa causa nas mentes de seus clientes é a sua marca. Se você pensar em uma empresa com uma forte identidade de marca, poderá associá-la a determinadas qualidades. Por exemplo:

Disney – magia, família, sonhos
Coca-Cola – nostalgia, amizade, América
Apple – simplicidade, design, inovação

Nada disso é por acaso. Estas grandes empresas cultivaram suas marcas para construir uma imagem específica em nossas mentes, usando cuidadosamente o branding.

Então, do que é feita a marca?

Branding não é apenas o seu logotipo (embora o seu logotipo seja parte da sua marca). Sua marca é composta de tudo o que as pessoas experimentam quando lidam com a sua empresa, incluindo coisas como:

  • Quais cores estão associadas ao seu negócio
  • Os traços e atributos associados ao seu negócio
  • O idioma que você usa nos seus anúncios
  • A aparência e a experiência do usuário do seu site
  • Qual tipografia você usa e como você a usa
  • Seus valores fundamentais e propósito
  • Como fotos e imagens são usadas em suas comunicações
  • A qualidade do seu atendimento ao cliente
  • Como seus produtos são empacotados
  • Cada interação que seus clientes têm se estabelece e determina como eles percebem seu negócio. E esta percepção é a sua marca.

POR QUE A MARCA É IMPORTANTE?

O branding é importante porque estabelece a credibilidade do seu negócio e diferencia o seu negócio dos outros.

Em um mercado cada vez mais competitivo, o branding é o que ajuda os clientes a escolher o seu produto ou serviço, acima de todas as outras opções.

Isso dá ao seu negócio uma personalidade e torna algo que as pessoas podem conectar em um nível mais íntimo. As pessoas gostam de se sentir como “detentoras” das marcas. Elas usam isso como uma maneira de se definirem.

Algumas marcas já usaram esse fato como um método de marketing de sucesso (você é um PC ou Mac?).

Também é importante observar a diferença entre marketing e branding. Táticas de marketing, como eventos, promoções e anúncios, ajudarão a colocar o seu produto ou serviço na frente de clientes em potencial.

Mas o branding, com propósito bem definido, é o que cria as respostas emocionais que impulsionam as vendas e a fidelidade do cliente. É claro que eles estão vinculados e o branding suporta todo o marketing, mas ele também existe fora do marketing.

Sua marca representa tudo sobre sua empresa e é essencial que sua marca ofereça suporte a essa representação de maneira genuína.

Elementos visuais, o tom de voz da sua empresa, a forma como os clientes podem esperar ser tratados – quanto mais consistente, mais confiança as pessoas podem ter na sua marca e melhor será a relação entre a sua empresa e os seus clientes.

VEJA TODOS OS INSIGHTS

O engajamento caiu no seu site ou blog? Descubra o que fazer

O engajamento caiu no seu site ou blog? Descubra o que fazer

BLOG O engajamento caiu no seu site ou blog? Descubra o que fazerDuda RedatoraSabemos o quão frustrante é dedicar tempo e dinheiro em uma página para, no final, ter poucas visitas e interações. Saiba o que fazer nesse caso.   Arrumar a casa toda, limpar cada...

Onipresença de marca em 3 passos simples

Onipresença de marca em 3 passos simples

BLOG Onipresença de marca em 3 passos simplesDuda RedatoraDescubra a importância de sua marca ser vista em todo lugar e como aplicar isso de maneira prática.   De acordo com um levantamento do IBGE, no Brasil, 82,7% dos domicílios possuem acesso à internet. Ao...

Marketing de Personalização. Aprenda com exemplos

Marketing de Personalização. Aprenda com exemplos

Dik Cabral Head de Conteúdo EstratégicoPara proporcionar uma experiência marcante para o seu lead ou cliente, o MarketingPersonalizado pode gerar ótimos resultados. A personalização é uma das características mais importantes da existência humana. Afinal, é por isso...

COMO PODEMOS TE AJUDAR?

DESCUBRA O PROPÓSITO DA SUA MARCA

Desenvolver ideias que impulsionam pessoas e negócios.
Este é o nosso propósito.

Telefone
(19) 97402-2492

Email
alex@artco.com.br

Endereço
Centro Empresarial Barbosa da Cunha
Rua Barbosa da Cunha, 634
Jardim Guanabara.
Campinas/SP - 13073-320