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Como saber a hora de reposicionar sua marca

Marcas com propósito bem definido valem 18% a mais do que marcas sem propósito.

Alex

Sócio-Diretor Executivo

Reposicionar uma marca é uma prática comum que muitas empresas vão fazer em muitos momentos. Sua marca é como você alcança clientes, conta a sua história e comercializa os seus produtos ou serviços. Como uma ferramenta tão poderosa e atuando num mundo tão volátil e cada vez mais incerto, é essencial garantir que sua marca seja tão relevante quanto antes. E se não for… bem, pode ser hora de reposicionar.

Porém, um reposicionamento de marca não significa necessariamente uma revisão completa de sua empresa, de cima pra baixo, com todos os aspectos de sua empresa atual sendo jogados pela janela e substituídos por coisas novas e desconhecidas. Também pode ser apenas uma atualização sutil da sua marca para ajudar a esclarecer sua mensagem ou alinhar melhor sua posição no mercado. Pode até não ser perceptível para seus clientes. Os benefícios, no entanto, podem ser enormes.

Vamos ver alguns sinais indicando que é hora de reposicionar sua marca!

VOCÊ ULTRAPASSOU SUA MARCA

Nem todos investem no propósito e na identidade da sua marca desde o início. Mas isso é indispensável. Se você gerencia uma empresa apenas com um logotipo e um manual de identidade, provavelmente chegará a um ponto em que seu crescimento estará limitado pela qualidade de sua marca.

Você pode até ter mudado a essência da sua marca – seus objetivos ou propósito. Se sua empresa seguiu uma direção diferente da que foi quando você começou, sua marca precisará ser atualizada para refletir sua nova posição. Quando é hora de sair de uma imagem antiga, uma nova marca ajudará a redefinir a percepção da sua empresa e a dar espaço para continuar crescendo.

SUA MARCA NÃO ESTÁ SE DESTACANDO

Uma das coisas que sua marca deve fazer é demonstrar como sua empresa é única. Se não estiver claro como sua empresa oferece algo diferente de outras empresas semelhantes, a sua marca não está fazendo um bom trabalho.

Se a sua marca não parece diferente da sua concorrência, torna-se muito mais difícil ganhar novos clientes e causar uma forte impressão. É muito fácil cair na armadilha de querer imitar marcas mais estabelecidas, especialmente nos estágios iniciais da construção de seus negócios. Você vê o que está funcionando para eles e quer seguir o exemplo deles.

Mas se você estiver copiando outras empresas, nunca conseguirá construir seu próprio sucesso. Concentre-se no que torna sua empresa especial e certifique-se de que sua marca construa um propósito bem definido.

VOCÊ QUER ATRAIR UM NOVO PÚBLICO

Se você não está recebendo o tipo de cliente que deseja, uma mudança na sua marca pode ajudar a mudar a percepção do seu negócio na direção certa. Talvez você queira posicionar sua empresa como uma marca mais premium e atrair clientes com orçamentos maiores ou alcançar um público-alvo mais jovem do que o que sua marca está trazendo atualmente.

Sua marca é o que estabelece expectativas para o seu público. Se você quiser mudar o tipo de cliente que está atraindo, reserve um tempo para definir seu principal público e considere o que você pode mudar em sua marca para alcançá-lo.

SEU LOGOTIPO, CORES OU TIPOGRAFIAS ESTÃO ULTRAPASSADOS

Você já se sentiu um pouco envergonhado em distribuir um cartão de visita ou enviar um cliente em potencial para o seu site? Sua marca é a face pública de sua empresa e você definitivamente não quer que ela pareça ultrapassada. Se sua marca não está recebendo atenção suficiente, não representa mais a sua empresa ou está seguindo claramente uma tendência desatualizada há muito tempo. Provavelmente é hora de reformular.

A necessidade de modernizar o visual da sua marca pode ser uma das principais razões para considerar o branding e é uma ótima oportunidade para criar um interesse renovado e rejuvenescer os valores e a história da sua empresa.

NÃO HÁ MUITA CONSISTÊNCIA

Consistência é a chave! Para estabelecer uma imagem relevante e digna de confiança, sua marca precisa ser consistente em todos os pontos do seu negócio. Se você não tiver uma mensagem clara por trás da marca e, em vez disso, parecer dispersa, excessivamente complicada e nada unificada, reserve um tempo para considerar a estratégia por trás de sua marca.

Este poderia ser um caso em que nem tudo precisa ser alterado, mas alguns padrões precisam ser seguidos pela sua marca. Considere ter um propósito bem definido, um manual de identidade abrangente criado para sua marca e coloque em prática em todos momentos que sua marca se expressar para o mundo. Certifique-se de que há uniformidade em como sua identidade, história e valores são expressos.

SUA MARCA PRECISA EVOLUIR

O mercado está sempre mudando e sua empresa precisa ser capaz de se adaptar e acompanhar. Às vezes, seu modelo de negócios e estratégias de marketing mudam com o tempo, tanto que sua marca passa a não ser mais tão relevante quanto antes. Seus produtos mudam, a maneira como você alcança seus clientes muda, os próprios clientes mudam. Quando isso acontece, você precisa se certificar de que sua marca ainda está se comunicando de forma eficaz.

SUA MARCA NÃO TEM UM PROPÓSITO BEM DEFINIDO

Marcas com propósito bem definido valem 18% a mais do que marcas sem propósito. Porém, o maior erro que as empresas cometem quando perguntam “qual é o propósito de uma marca?” é assumir que o seu objetivo e seu propósito são a mesma coisa. Toda empresa quer lucrar, então o propósito de uma marca não é “ganhar mais dinheiro”. Se você fizer disso seu foco, você pode até sobreviver, mas acabará alimentando a grande parte dos consumidores que não confiam em marcas e se tornará irrelevante para seu público.

CONCLUSÃO

Então, qual o propósito da sua marca? Se você não tem uma resposta bem definida para essa pergunta, talvez seja a hora de reposicionar sua marca e fazer a diferença para o seu público e quem sabe para o mundo!

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