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Como negócios podem crescer no online com Inbound Marketing

Alex

Sócio-Diretor Executivo

Com custos bem menores e ferramentas de inteligência, pequenos negócios podem expandir suas operações.

Não são todas as empresas que possuem um capital, ainda mais se estão começando, que pode ser aplicado para ações de marketing tradicional. Mas a concorrência é cruel e a atenção do cliente é valiosa demais para não ser conquistada. 

Neste contexto, o marketing digital, principalmente o inbound marketing, surgiu como uma alternativa a custos muitos menores e com potenciais resultados que podem ajudar a alavancar o crescimento de uma empresa, de modo que ela possa expandir e escalar o seu negócio.

Mas por onde começar, como dar os primeiros passos no inbound marketing com riscos minimamente calculados sem que seja preciso gastar para aprender, gastar para executar e gastar para corrigir?

Vamos compartilhar com você um checklist de entrada no inbound e o porquê de determinadas ações estarem no seu repertório inicial de atitudes para gerar resultados para o seu negócio.

Mas antes um aviso: se você não tem um site ainda, o buraco está um pouco mais pra baixo.

´´Quem precisa de um site se hoje temos as redes sociais?´´ 

Todo negócio precisa de um site. Todo. Além de essencial para o seu negócio, ele é um ponto chave para suas estratégias de marketing digital.

Lembre-se que uma rede social não é realmente nossa. Um apertar de botão e tudo que você construiu lá dentro se perde e você ainda aceitou um termo que diz que está tudo bem se isso acontecer. A audiência que você construiu? É usada e comercializada pela plataforma até para o seu concorrente. Quer atingir 100% dessa audiência? Só ´´impulsionando´´ seu conteúdo.

Redes sociais são o que são para qualquer tipo de negócio: plataformas de mídia. Você as usa e elas são muito importantes para fins de inbound marketing, mas nunca vão substituir o seu site.

O seu site deve ser, também, uma ferramenta de aquisição de leads qualificados.

Por que usar inbound marketing?

Porque as estratégias de inbound marketing são particularmente eficientes em construir relações com os potenciais clientes de maneira bem menos invasiva. Pois é isso que esse tipo de marketing é por definição: uma estratégia de marketing não invasiva.

Vamos supor que você está navegando por um grande portal de internet e um banner gigante cobre toda a sua tela para te mostrar um anúncio. Essa ação interrompeu o seu momento e não fez nada além de chamar a sua atenção. Isso é ruim? Não, não é, mas chamar a atenção pro lugar errado não resolve.

O inbound age chamando a atenção para algo que é do seu interesse, que provavelmente reflete uma necessidade ou problema que você está passando e pretende, dentro de uma jornada, ajudar você a saber mais sobre produtos e serviços antes de, finalmente, resolver adquiri-los. Tudo isso sem atrapalhar a sua experiência em um site, por exemplo.

Mas existem outros motivos que justificam o uso de inbound marketing para atração e conversão de clientes:

01 Aumento do conhecimento da marca e presença online

A cada 10 pessoas que pretendem realizar uma compra, 8 ou 9 (85%, segundo dados da Oberlo, uma das gigantes do e-commerce internacional) fazem uma pesquisa online antes de tomarem a decisão de compra. 

Com uma boa estratégia de inbound, você pode posicionar seu produto na mente do cliente e estar ali como resposta para as suas pesquisas. De que forma? Produzindo conteúdo que evidencie de forma verdadeira os benefícios do seu produto como potencial solução para uma necessidade ou problema do cliente.

Um conteúdo de qualidade e relevância tem mais chances de aparecer em uma posição superior nos resultados de busca, o que pode gerar mais tráfego para a sua página e mais chances de captura de lead, relacionamento e conversão dele em um cliente. 

Dessa forma, mesmo uma empresa menor, ou uma startup, tem uma oportunidade de maior alcance, que pode gerar mais oportunidades de negócio, por meio de uma eficiente estratégia de presença digital.

02 Custos menores

É preciso tomar cuidado sobre o falso senso comum do marketing digital. Ele é mais barato que as ações de marketing tradicional? É. Vou ter ótimos resultados investindo pouco? Provavelmente não.

A questão aqui é que, graças à sua natureza dinâmica, é possível otimizar os custos e fazer ajustes de campanha com mais facilidade. Não é como o contrato, por exemplo, da exibição de um outdoor, que vai ficar lá por semanas, sem que você consiga quantificar seus resultados. 

No entanto, você pode fazer o dinheiro que você investe em inbound marketing ser mais inteligente, se junto houver uma boa estratégia de conteúdo. Um relatório do site Demand Metric, publicado como um infográfico, aponta que um bom conteúdo pode gerar uma economia de mais de 60% nos custos da sua campanha.

03 Ajuda na construção da confiança para os seus clientes

Para qualquer negócio, o cliente é o que há de mais valoroso. Para o inbound marketing, também. Nos dias de hoje, com nosso dia a dia digital, não somos apenas nós que estamos gerando conteúdo para uma marca, produto ou serviço, o cliente também está.

Fazer uso da opinião positiva do cliente, para que ela chegue a mais pessoas, é essencial para um negócio e, estar de antena ligada para captar qualquer traço de insatisfação e corrigi-lo, também. Essa experiência é compartilhada com mais pessoas, cujas impressões são espalhadas por aí ajudando novos potenciais consumidores a saber mais sobre o seu produto.

O inbound marketing pode, neste cenário, propor um conteúdo que compile o que andam dizendo por aí sobre o negócio, produto ou serviço, embasando, por exemplo, uma afirmação que diz que 98% dos clientes estão satisfeitos. 

04 Customização e personalização mais eficiente

Não faz muito tempo, na verdade foi no item anterior, dissemos que o cliente é um ativo de grande importância. Para conquistar alguém assim, tão importante, é preciso a criação de conteúdo de alto nível que responda suas perguntas, informe e ofereça valor.

No entanto, para evoluir esse relacionamento, você pode usar os dados obtidos por suas estratégias de inbound marketing com a finalidade de personalizar o conteúdo para seu cliente ou clientes. Isso porque você pode categorizar grupos de acordo com as interações em seus materiais e assim aplicar uma sintonia fina na sua estratégia, tornando-a mais eficiente. 

Esse conteúdo de maior eficiência pode ser usado na conversão de públicos semelhantes, expandindo suas bases e gerando mais leads para o seu negócio. É um processo constante de customização e personalização que torna a sua comunicação estratégica mais eficiente.

05 Tráfego para o seu site

Já comentamos em outros artigos que a audiência criada em redes sociais, por meio de uma fanpage,  não é 100% sua, partindo da premissa que uma tomada puxada nos servidores do Facebook (que detém o Instagram e Whatsapp, como sabemos) e você pode não ter mais acesso a nada. 

Por isso é importante gerar tráfego para seu site, construir a sua audiência e usar redes sociais como ferramentas de inbound marketing e não como a pedra fundamental do seu negócio. Até porque, segundo uma pesquisa realizada pela HubSpot, gigante da automação de redes sociais, empresas que usam inbound conseguem até 55% mais acessos no seu site.

Então, considere lançar um olhar crítico sobre o seu site hoje: como está o seu blog (se você tiver um) e se sua página está de acordo com as boas práticas de otimização de mecanismos de pesquisa, ou do inglês, search optimization engine, o famoso SEO.

Finalizando

Se você chegou até aqui, acredite, está na frente de muitos concorrentes só por se interessar pelo tema e querer aplicar inbound marketing no seu negócio. Caso você não queira, ou não se sinta seguro para iniciar uma estratégia de inbound e conteúdo para sua empresa, considere ler outros conteúdos no blog da art.co, assine nossa newsletter para receber as novidades ou entre em contato.

Até a próxima!

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