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Mássime: a grande área das marcas próprias! 

Gabriela Campos

Conteúdo Estratégico

A distribuidora de produtos farmacêuticos, Emis Minas, percebeu que com a criação de uma marca própria poderia ter produtos para competir com os principais líderes do segmento e assim chegaria à grande área dos principais concorrentes. É por isso que a Mássime se tornou um verdadeiro expoente no mercado de marcas próprias, encarando o projeto de inovação que partia do licenciamento exclusivo de produtos voltados para o público do futebol mineiro.

Convencida de que os desafios a faziam chegar mais longe, a marca deu o primeiro passo para alcançar um lugar diferente no mercado, pois havia entendido que, para ganhar uma posição de destaque no jogo dos negócios, era preciso arriscar e inovar.

Distribuidora EMIS MINAS

A EMIS Minas, distribuidora fundada em 1983 por José Martins Liva e Emiliano Sanchez, surgiu no mercado mineiro com o propósito de se estabelecer como uma das maiores distribuidoras de produtos farmacêuticos do estado de Minas Gerais.

Contando com modernos sistemas de logística e gestão, a EMIS Minas cercou-se, desde logo, de ampla estrutura comercial para manter a distribuição sempre à frente da competitividade.

Não por acaso, a distribuidora tornou-se destaque no estoque de medicamentos genéricos e similares de todo o estado.

Atendendo a milhares de farmácias e drogarias, a empresa soma mais de 5.000 itens estocados e mais de 50 fornecedores parceiros, o que representa um crescimento de 30% ao ano.

Ascensão das marcas próprias

Nos últimos anos o segmento das marcas próprias despontou como tendência estratégica dos maiores grupos de varejo do mundo.

Estudos de mercado realizados pela Nielsen Company em 2017 apontam que as “marcas próprias trabalham com preço 13% mais competitivo em 85% das categorias” e, aqui no Brasil, não tem sido diferente.

Segundo definição da Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (ABMAPRO), a marca própria é “todo serviço ou produto fabricado, beneficiado, processado e embalado para uma organização que detém o controle e a distribuição da marca, a qual pode levar, ou não, o nome desta”.

Ou seja, mirando a rentabilidade dentro de um ambiente altamente competitivo, as marcas próprias são usadas como um artifício comercial para reduzir a relação de dependência dos varejistas com a indústria no suprimento da cadeia e, assim, ampliar as margens de lucro e fidelizar os clientes.

Foi então que a EMIS Minas viu a oportunidade perfeita para entrar em um cenário mercadológico novo e potente, buscando o fortalecimento e o posicionamento de uma marca exclusiva.

Visão e parceria

De olho na expansão das marcas próprias, mas com a cautela de quem está pisando em um campo ainda desconhecido, a EMIS Minas encontrou na agência Art.Co Estratégia Integrada – que estava prestes a completar 15 anos de experiência no mercado e com enorme atuação no segmento do varejo – a parceria necessária para ampliar os horizontes com maior segurança.

A partir de então, EMIS Minas e Art.Co passam a trabalhar taticamente no desenvolvimento, planejamento e gestão de uma marca própria, visando produzir e distribuir produtos com preço competitivo e grande diferencial mercadológico.

Criação da Mássime, a marca própria da Emis Minas

Partindo de um projeto inovador, a EMIS Minas finalmente cria sua marca própria de produtos – a Mássime – como forma de fortalecer o relacionamento do seu canal de vendas com as farmácias e drogarias, onde os serviços eram capitaneados desde a sua consolidação como distribuidora.

Eis, então, o primeiro desafio enfrentado pela marca: posicionar a Mássime no mercado para conquistar o seu espaço e, também, market share, competindo com outras autoridades do segmento.

Por isso, ao identificar o potencial competitivo em relação aos principais líderes do segmento, a Mássime investiu na distribuição exclusiva de produtos em todo o estado de Minas Gerais, a partir da estratégia denominada umbrella branding, ou marca guarda-chuva.

Através da marca guarda-chuva foi possível realizar o desdobramento de uma série de produtos em categorias diferentes, a partir de uma marca que estava se consolidando e se popularizando no mercado.

Uma marca própria para as duas maiores paixões mineiras

Depois do primeiro desafio enfrentado com êxito, a Mássime conquistou o seu lugar de prestígio e deu mais um passo audacioso em sua trajetória de sucesso.

Inovando outra vez, a Mássime partiu para um desafio ainda maior e decidiu unir as duas maiores paixões mineiras do futebol – os times Cruzeiro Esporte Clube e Clube Atlético Mineiro – obtendo o licenciamento exclusivo e inédito da marca de ambos os clubes.

Aproveitando a potência do futebol nacional e, também da rivalidade entre os clubes (sem dúvida, uma das maiores do Brasil), a marca passou a produzir, desde então, produtos para os torcedores dos times, sempre com a preocupação de democratizar a marca em todo o Estado por meio de preços acessíveis.

Provando que grandes parcerias só fortalecem o cenário das marcas, a Mássime teve, novamente, na agência Art.Co uma grande aliada para o desenvolvimento do design de embalagens dos seus diversos produtos – shampoo, condicionador, gel para cabelo, sabonetes, filtro solar, curativos, talco para pés, além das linhas labial, care e baby – ganhando ainda mais notoriedade pelo cuidado com a estética e qualidade dos artigos distribuídos no mercado.

Sem se esquivar da dinâmica do mercado, tanto a EMIS Minas quanto a Mássime vêm provando que o varejo tem grande capacidade para expandir as vendas através da inovação, criação e gestão de marcas próprias. Deixando de focar somente no preço para se preocupar em agregar valor aos produtos, as marcas próprias passam a conquistar status de destaque no mercado e driblam as investidas da concorrência.

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